Conferência de Catalão discute meio ambiente e sociedade

 em Goiás +20

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou na última sexta-feira, dia 7, mais uma etapa da IV Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento foi realizado no mini-auditório da UFG/Cac. Os participantes foram divididos em quatro grupos para discutir os seguintes temas: produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego, trabalho e renda e educação ambiental. Ao final da discussão cada equipe apresentou vinte proposituras, mas apenas cinco foram escolhidas por meio de votação.

Gerente de Educação Ambiental da Semarh, Hugo Leonardo Godinho mediou a conferência, que teve como tema principal a “Política Nacional dos Resíduos Sólidos”. Estavam entre as vinte propostas discutidas, a triagem e reciclagem de materiais, cooperativas de catadores de lixo, consciência ambiental ao consumir, educação ambiental, entre outras.

Superintendente de Unidades de Conservação, Leopoldo Ribeiro do Castro frisou que o evento estadual desse ano prioriza o meio ambiente voltado para área social. “A conferência desse ano tangencia bastante a parte social. Não tem como separar o meio ambiente do homem, um faz parte do outo”, finalizou.

Estiveram presentes representantes de 22 municípios do Sudoeste goiano e membros do poder público municipal, sociedade civil organizada e Ministério Público. “Pretendemos estabelecer políticas consorciadas entre os municípios da Região Sudeste para que de fato a questão da política pública dos resíduos sólidos seja solucionada. Dos municípios que compõem a Região da Estrada de Ferro, apenas Catalão possui as condições adequadas conforme a legislação ambiental de depósito adequado de lixo”, enfatizou o secretário do Meio Ambiente de Catalão, Marcelo Mendonça.

A solenidade teve a abertura da Orquestra de Violões e Coral da Fundação Espírita Nova Vida. De acordo com o superintendente da Unidade de Conservação da Semarh, José Leopoldo de Castro, os temas da região serão levados para conferência estadual que será realizada em setembro na capital do Estado.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar