Conferência de Catalão discute meio ambiente e sociedade
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou na última sexta-feira, dia 7, mais uma etapa da IV Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento foi realizado no mini-auditório da UFG/Cac. Os participantes foram divididos em quatro grupos para discutir os seguintes temas: produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego, trabalho e renda e educação ambiental. Ao final da discussão cada equipe apresentou vinte proposituras, mas apenas cinco foram escolhidas por meio de votação.
Gerente de Educação Ambiental da Semarh, Hugo Leonardo Godinho mediou a conferência, que teve como tema principal a “Política Nacional dos Resíduos Sólidos”. Estavam entre as vinte propostas discutidas, a triagem e reciclagem de materiais, cooperativas de catadores de lixo, consciência ambiental ao consumir, educação ambiental, entre outras.
Superintendente de Unidades de Conservação, Leopoldo Ribeiro do Castro frisou que o evento estadual desse ano prioriza o meio ambiente voltado para área social. “A conferência desse ano tangencia bastante a parte social. Não tem como separar o meio ambiente do homem, um faz parte do outo”, finalizou.
Estiveram presentes representantes de 22 municípios do Sudoeste goiano e membros do poder público municipal, sociedade civil organizada e Ministério Público. “Pretendemos estabelecer políticas consorciadas entre os municípios da Região Sudeste para que de fato a questão da política pública dos resíduos sólidos seja solucionada. Dos municípios que compõem a Região da Estrada de Ferro, apenas Catalão possui as condições adequadas conforme a legislação ambiental de depósito adequado de lixo”, enfatizou o secretário do Meio Ambiente de Catalão, Marcelo Mendonça.
A solenidade teve a abertura da Orquestra de Violões e Coral da Fundação Espírita Nova Vida. De acordo com o superintendente da Unidade de Conservação da Semarh, José Leopoldo de Castro, os temas da região serão levados para conferência estadual que será realizada em setembro na capital do Estado.