Descubra algumas dicas de como reciclar seu computador

 em Comportamento, Sustentabilidade

Via: Site Sustentável

O debate sobre sustentabilidade está sempre em pauta. Hoje, mais do que nunca, se fala muito em preservar o planeta e desenvolver uma consciência do uso consciente e da necessidade de preservar recursos. Na contramão desta corrente de conscientização vem a tecnologia, promovendo o consumismo e atiçando o ser humano a buscar por essa atualização constante. Em um período curto de tempo novos equipamentos eletrônicos surgem e todos querem se atualizar. É assim também com os computadores.

Os modelos lançados em um ano, já estarão ultrapassados em outro e a quem troque de computador sempre que surge uma nova versão.
Essa busca por novidades tecnológicas gera um problema: O que fazer com os computadores que serão trocados? A principal ação é Recicla-los.
Uma pesquisa divulgada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no primeiro semestre de 2013, revela que existem cerca de 118 milhões de computadores em uso no Brasil. Significa que temos três computadores para cada cinco habitantes.

Vale a pena reforçar a informação anterior indicando que em 2012 foram vendidos 30 computadores por minuto, ou seja, a cada dois segundos, uma máquina era comercializada.

O que você faz com os computadores que não utiliza mais?

Quando se adquire um novo notebook ou desktop, as pessoas querem se desfazer dos computadores que não terá mais serventia para elas , mas nem sempre se lembram que é necessário fazer isso de maneira correta, respeitando o meio ambiente. Hoje já existem boas maneiras para se descartar um computador.
Mas, antes de apresentar as formas de descarte de um computador, vamos mostrar os riscos que o não cumprimento deste descarte pode representar ao meio ambiente e como interfere na vida das pessoas.

Elementos químicos presentes nas partes que compõem um computador:

Berílio – Dependendo da forma que for inalado pela pessoa, pode causa câncer no pulmão.

Cádmio – A substância causa envenenamento. Também pode prejudicar os ossos, pulmões e rins.

Chumbo – Prejudica os sistemas nervoso e sanguíneo.

As substâncias citadas acima podem causar sérios problemas de contaminação ao meio ambiente.

Solo – Um terreno que seja utilizado para o cultivo de produtos pode ser afetado por esses minerais e prejudicar a produção de alimentos.

Água – Com a água de chuva, essas substâncias podem penetrar a terra e atingir fontes de água limpa, o que pode causar sérios riscos à saúde.

Animais – Os animais podem tomar da água corrente prejudicada ou entrarem em contato com áreas que ofereçam riscos.

O que fazer?

Para evitar causar problemas como os citados acima, é preciso tomar ações concretas, que inibam que computadores sejam descartados de forma incorreta.
Antes de comprar é preciso realizar uma análise se realmente é necessário trocar de computador. Em média os computadores tem vida útil de cinco anos. Caso realmente você considere essencial a troca de sua máquina, siga uma das dicas abaixo para não prejudicar o meio ambiente.

Enviar de volta ao fabricante

Essa opção. Embora simples, nem sempre é lembrada pelos usuários. Algumas empresas aceitam a devolução dos computadores usados, mas é preciso atender aos critérios utilizadas por elas.
A maioria das empresas retira os computadores sem custo para o usuário final, mas existem as que deixam esse custo de recolhimento do equipamento nas mãos do cliente. Entre em contato com a empresa que produziu o seu computador e veja como é o processo deles.

Centro de reciclagem de computadores

Os centros de recondicionamento e de reciclagem de computadores são um importante elo desse processo. Algumas empresas que realizam o recolhimento dos equipamentos, o fazem e logo em seguida transportam para esses centros de reciclagem. Lá os profissionais desmembram o computador e reciclam as diferentes peças. Cada uma apresenta características diferentes e são classificadas. Logo após essa separação dos componentes e substâncias, elas são vendidas às indústrias, que podem reutilizá-las em outros produtos tecnológicos. Isso evita que novos recursos naturais sejam extraídos. Procure por Centros próximo a você ou em cidades próximas.

Doação

Se o produto está bem conservado, ele pode ser doado. Essa prática, além de contribuir com o meio ambiente, pode ser uma iniciativa de cunho social. Existem diversas formas de realizar a doação.

Doar a uma família sem condições – Esse tipo de ação mais direta é a forma de contribuir com o desenvolvido social de uma família de baixa renda.

Doar a uma Instituição – Nesta opção ele será avaliado e, se for o caso, reformado para uso na própria instituição, em ambiente administrativo ou para práticas desenvolvidas para a inclusão digital. São exemplos de Instituições que recebem este tipo de doação a AACD, Casas André Luiz e Exército da Salvação.

Governo Federal: O Governo Federal também surge como possibilidade de receber doações. Podem ser entregues computadores usados, em bom estado, que serão utilizados nos Centros de Recondicionamento de Computadores, que estão instalados nas periferias de grandes cidades.

Formas para realizar o descarte de uma maneira em que o meio ambiente não seja afetado existem, mas é necessário ter a consciência de que todos devem fazer a sua parte.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar