Como ensinar lições ecológicas a crianças

 em Goiás +20

O dia das crianças foi sábado e todos fazemos de tudo para ver os sorrisos de nossos pequenos. Porém, não podemos nos esquecer que, muito além de bens materiais, devemos presentear nossas crianças com a consciência ecológica necessária para que tenham qualidade de vida em seu futuro. Promover uma mentalidade ecológica em crianças não é tarefa fácil numa era de consumismo e desperdício, mas com pequenas ações podemos ajudá-las a proteger nossos patrimônios naturais.

Pensando nisso, listamos cinco dicas bem bacanas para transmitir aos pequenos.

  • Desligue os aparelhos que não estão em uso: 

Infelizmente, ainda é muito comum adultos e crianças deixarem lâmpadas, ventiladores, ar-condicionados, TVs e computadores ligados, mas sem ninguém usar. O impacto é tanto no aumento do valor da conta de energia, mas também no desperdício deste recurso precioso. Por isso é melhor ensinar, desde cedo, as crianças sobre o consumo de energia.

  • Feche bem as torneiras: 

É natural que as crianças gostem de brincar com água e não saibam a dimensão dos problemas do desperdício deste recurso. Por isso é papel dos pais e responsáveis, mostrar a elas o valor que a água tem em nossa vida e como fechar as torneiras completamente. Busque maneiras lúdicas de ensinar, por assim elas guardam para o resto da vida.

A organização não governamental WWF-Brasil revelou que é grande o desperdício de água entre os brasileiros: mais de 80% da população consultada em 26 estados reconheceram que vão ter problemas de abastecimento de água no futuro e, desses, 68% reconheceram que o desperdício de água é a principal causa desse problema.

  • Retire os dispositivos das tomadas quando não estiverem sendo utilizados:

Não é estranho ver crianças e até adultos deixando o carregador de celular e de pilhas ligados na tomada mesmo sem estar em uso. Muitos deles não entendem a real importância de não realizar essa prática. Na verdade, sempre que um carregador está na tomada, independentemente do dispositivo estar sendo usado ou não, ele consome energia. O ideal é que as crianças aprendam essa realidade desde pequenas.

  • Incentive a reutilização de materiais e resíduos: 

Um passo mais largo para se conquistar um estilo de vida mais sustentável é a reciclagem de materiais. Incentive a molecada a reaproveitar sacos plásticos, papéis e brinquedos. A prática auxilia na educação dos pequenos e estimula a criatividade. Além de poupar o meio ambiente, o jovem vai aprender a consumir produtos com mais consciência.

  • Cultive hábitos de leitura sobre o meio ambiente: 

Incentivar a criança à leitura é, comprovadamente, muito importante para o seu desenvolvimento social e intelectual. Mas que tal apresentá-las a obras sobre o meio ambiente?
Alerte sobre a realidade do mundo em que vivemos, ensinando sobre a riqueza do meio ambiente e como elas podem participar.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar