Começa hoje a Edição 2013 do FICA em Goiás

 em Goiás +20

Festival Internacional de Cinema Ambiental apresenta mostra de filmes e shows. O evento este ano homenageia a escritora Cora Coralina e tem expectativa para 100 mil visitantes.

A 15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) começa nesta terça-feira (2), na Cidade de Goiás, a 130 quilômetros de Goiânia. Neste ano, o evento faz homenagem à escritora Cora Coralina, natural do município. A expectativa da organização é de que 100 mil pessoas passem pela cidade durante os cinco dias de festival, que será realizado até domingo (6).

A abertura oficial, que conta com a presença do governador Marconi Perillo, está marcada para as 20h30, no Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo estadual. A programação traz mostras de cinema competitiva e paralela, mesas-redondas, atividades com população local, oficinas, além do Fórum Ambiental. Durante a noite, o evento conta com apresentações musicais de artistas goianos e nacionais.

[button link=”http://fica.art.br/programacao-2013/” type=”icon” color=”green” icon=”search” newwindow=”yes”] Confira a programação completa.[/button]


Mostra competitiva

No total, 448 obras foram inscritas na mostra competitiva de cinema, divididas nas categorias: documentário, animação, ficção e série televisiva.  O Júri de Seleção escolheu 25 produções para concorrer ao Fica, sendo que três são goianas.

A maioria das obras selecionadas são brasileiras, 15 ao todo. Além delas, há duas da Itália e uma de cada um destes países: Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Noruega e Israel. Ainda foram escolhidas duas coproduções, uma da Eslováquia e da República Tcheca e outra em parceira da França, Bélgica e Alemanha.

Atrações culturais

A variedade musical é um dos atrativos do festival. A estreia do palco na Praça do Coreto acontece nesta noite, com a banda Banda Pequi. Durante os cinco dias de festa, vinte artistas goianos devem se apresentar.

No sábado (6), o ex-Titã Arnaldo Antunes sobe ao palco. Para encerrar a 15ª edição do Fica, Paulinho da Viola se apresenta no domingo (7).

Também fazem parte da programação cultural lançamentos de livros e exposições. Outro destaque é a apresentação do grupo de dança Quasar, na sexta-feira (4). A companhia comemora 25 anos com o espetáculo “No Singular”.

Fica Limpo

Entre as ações do evento, está o projeto Fica Limpo, que tem o objetivo de garantir a preservação ambiental da cidade de Goiás durante os cinco dias de festival. A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos em parceria com a Secretaria de Cultura promovem a ação, dando suporte à prefeitura. Foram contratados 80 agentes da comunidade local para contribuir com a limpeza e manutenção dos recursos naturais como rios e cachoeiras.

O Fica 2013 será o primeiro evento cultural e ambiental realizado em Goiás que terá todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) neutralizadas. Para isso, é usada a metodologia de carbono equivalente com títulos de carbono quantificado no Cerrado e Floresta Amazônica.

Fonte: G1.com.br

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar