Comandantes das Forças Armadas deixam os cargos em resposta a demissão de Ministro da Justiça

 em Goiás +20, Opinião, Política

Com a troca do general Fernando Azevedo por Braga Netto no Ministério da Defesa, militares do alto comando decidem entregar os cargos.

Após a demissão do general Fernando Azevedo do Ministério da Defesa, líderes do alto comando das Forças Armadas decidem entregar os cargos. Visando amenizar o mal-estar no Planalto, o novo ministro da pasta Braga Netto se antecipou e nesta terça-feira anunciou a troca dos oficiais.

Para entender melhor este caso precisamos explicar o que motivou a demissão do general Azevedo. Segundo o Jornal Nacional, a troca de Azevedo se deu por que o mesmo não obedeceu a Bolsonaro, que queria demitir o comandante do exército, Édson Pujol. O comandante do exército desagradou o presidente ao fazer declarações contra intervenção do exército na política.

              A demissão de Azevedo pegou o auto comando de surpresa, em reunião nesta segunda-feira, o general Edson Pujol, do Exército, o almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior, da Marinha, e o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, da Aeronáutica haviam decidido entregar seus respectivos cargos.

              A troca no comando da defesa reflete um desejo de maior alinhamento das Forças Armadas por parte de Bolsonaro. O presidente chegou a se referir ao Exército Brasileiro como “meu exército”, dando a entender que poderia usar o exército para impedir ações de combate a pandemia por parte dos Governos Estaduais e Prefeituras. Esta postura de Bolsonaro pareceu ser a “linha vermelha” para os integrantes do alto comando das Forças Armadas.

              Ao que parece os líderes militares do alto escalão das Forças Armadas estão alinhados em proteger a integridade das instituições militares e pretendem evitar qualquer intervenção política por parte deles.

 

Por: Danilo Andrade Nery

Fontes:

https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/03/30/bolsonaro-oficializa-no-diario-oficial-reforma-ministerial-com-seis-mudancas-saiba-quem-entra-e-quem-sai.ghtml

https://revistaforum.com.br/midia/jornal-nacional-azevedo-foi-demitido-por-nao-obedecer-bolsonaro-em-demitir-comandante-do-exercito/

https://oglobo.globo.com/brasil/comandantes-das-forcas-armadas-entregam-os-cargos-1-24947646

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56572673

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar