Com proposta cultural inédita, Goiânia Art Déco Festival acontece de 18 a 26 de maio

 em Urbe

(Fotos: Lá do Alto e Flávio Isaac)

 

Considerada a cidade que reúne o mais representativo acervo Art Déco do Brasil, Goiânia sedia de 18 a 26 de maio o Goiânia Art Déco Festival. Exposições, mostra documental, palestras, oficinas e música integram a programação do evento que ainda não foi divulgada pela organização do Festival, mas que promete trazer um formato inédito na América do Sul, inspirado em festivais europeus e americano sobre o estilo.

Para palco do evento foi escolhida a região central da capital, onde o estilo inspirou os primeiros prédios da cidade, e que hoje representa o progresso e a modernidade das construções das décadas de 40 e 50 – a Vila Cultural Cora Coralina, o Instituto Lato Sensus e o Instituto Federal de Goiás (IFG).

O Goiânia Art Déco Festival é uma realização da Onygo Tur, com apoio da Prefeitura de Goiânia, do IFG, do Instituto Lato Sensu, do Teatro Basileu França, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Governo de Goiás.

Art Déco

Em 1920 surgia na França um movimento artístico que pretendia deixar o mundo material mais elegante e refinado, apresentando através das formas os conceitos de progresso e modernidade – era o Art Déco (pronuncia-se “ár decô”), estilo que nas décadas seguintes conquistou o mundo inteiro, inclusive o Brasil. Mas é Goiânia que O estilo inspirou os primeiros prédios da cidade, representando o progresso e a modernidade que a nova capital representava para o estado. Attílio Corrêa Lima, urbanista responsável pelo projeto da capital, havia concluído seus estudos na França quando em 1935 fez o desenho da cidade.

Presente na arquitetura, design, mobiliário, moda e decoração, o movimento Art Déco representou os ideais de modernidade e progresso que a sociedade vivia. Para mostrar que este estilo em Goiânia não tem inspiração somente na arquitetura, a programação do festival deve contar com exposição de fotografias, pinturas, desenhos, antiquários, carros antigos, joias e souvenires.

Uma programação eclética

O Goiânia Art Déco Festival traz uma programação abrangente para todo tipo de público. Quem gosta de artes, antiguidades e design, o evento oferece exposições de antiquários e artistas criativos locais, além de mostra de carros antigos.

Palestras e debates sobre as influências do Art Déco em Goiânia no Brasil e no mundo são as principais atrações do evento. Para falar do assunto, a arquiteta argentina Adriana Elvira Piastrellini, especialista em Art Déco Internacional, vem a Goiânia expor e tratar do estilo especialmente sobre as Américas. A arquiteta é fundadora e presidente da associação Art Déco da Argentina, coordenadora de projetos do estilo em Buenos Aires e membro do ICADS – Confederação Internacional de Sociedade Art Déco.

Na abordagem nacional e goianiense sobre o tema Art Déco, o evento terá palestras de nomes importantes como Andrey Schlee, Fernanda Goulart, Ana Maria Diniz, Gustavo Neiva, Marcos Gouvêa, Washigton Sousa e outros especialistas no assunto. Além de diversos representantes de entidades como Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO), Conselho Regional de Engenharia (CREA-GO) e outros.

Outra atração interessante do festival será a oficina de desenho e exposição, coordenada pelo professor e arquiteto Fernando Simon. Nesta atividade, destaca a arte do “urban sketch” que vai ilustrar o evento com os croquis e esquetes dos edifícios do centro da Cidade. Outro importante momento também direcionado aos prédios Art Déco de Goiânia serão do arquiteto Rodolpho Furtado, em sua exposição “Pigmentos”.

Outra oficina que chamará a atenção do público será com o mestre cervejeiro Edmilson Ferreira Silva vai falar da bebida artesanal voltada para o nosso patrimônio. Diversas exposições, entre antiguidades, moda e fotografias, documentários especiais sobre o tema e até Tatto Déco para quem adora arte old school na pele fazem parte da programação.

Os passeios não ficam de fora desse Festival. Quem quiser conhecer um pouco mais da cidade e do acervo arquitetônico, são muitas as oportunidades: passeios artísticos à pé, ciclísticos e em ônibus com uma equipe de guias de especialistas para quem quiser observar a capital com outros olhos.

Confira a programação completa do Goiânia Art Déco Festival:

VILA CULTURAL CORA CORALINA

18/05 (sexta-feira)

· Abertura com contação de história – “Goiânia é a capital Art Déco do Brasil”, por Joana D’arc Leite – 9h / Local: Salão Principal

· Feira de Artes, Design e Antiguidades – Das 9h às 18h / Local: Salão Nobre

· Exposição: Identidade e Memória – Art Déco – 9h / Local: Salão principal do Basileu França

· Tattoo Déco – 9h /Local: Salão Nobre

· Oficina de Moda “Art Déco em dobras” da FAV-UFG / Local: Salão Nobre

19/05 (sábado)

· Feira de Artes, Design e Antiguidades – Das 9h às 18h / Local: Salão Nobre

· Exposição: Identidade e Memória – Art Déco – 9h / Local: Salão principal do Basileu França

· Tattoo Déco – 9h /Local: Salão Nobre

· Cine Déco – Mostra de Documentários: Patrimônio Adormecido Art Déco, Julie Agosto e Setembro, Minha Casa é o Parque, Life, Você Conheceu o Lago Das Rosas? – às 20h / Local: Mini auditório

· Oficina de desenho (“urban sketchers”), com Fernando Simon – Das 14h às 16h / Local: Foyer

20/05 (domingo)

· Feira de Artes, Design e Antiguidades – Das 9h às 18h / Local: Salão Nobre

· Exposição: Identidade e Memória – Art Déco – 9h / Local: Salão principal do Basileu França

· Tattoo Déco – 9h /Local: Salão Nobre

· Debate “Art Déco Internacional: influência europeia nas Américas” com Andrey Schlee e Ana Maria Diniz. Participação especial da arquiteta argentina Adriana Elvira Piastrellini. Mediador: Ricardo Ramos. – 10h / Local: Mini Auditório

· Debate “Art Déco no Brasil: situação atual do patrimônio construído em Belo Horizonte e Goiânia”, com Fernanda Goulart e Wolney Unes. Mediador: Gutto Lemes – 14h / Local: Mini Auditório

· Oficina de desenho (“urban sketchers”), com Fernando Simon, Marco Túlio e Eliana Tiné – Das 14h às 16h / Local: Foyer

 

Serviço:

GOIÂNIA ART DÉCO FESTIVAL

Local: Vila Cultural Cora Coralina / Lato Sensus / IFG

Data: De 18 a 26 de Maio

Horário: a partir das 9h

Programação completa em breve

Mais informações: goianiaartdecofestival@gmail.com – Facebook: /goianiaartdecofestival

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar