Com mostra de cinema italiano e farta gastronomia, Festival Italiano de Nova Veneza acontece de 07 a 10 de junho

 em Gastronomia, Goiás

Um Dia em Veneza será o tema central da 14ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, que será realizado de 7 a 10 de junho, na cidade, que fica há poucos quilômetros de Goiânia. O tradicional evento da cultura italiana buscará, nesta edição passa a contar com o apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil e irá aguçar os sentidos dos visitantes para que eles se sintam, de fato, na famosa cidade italiana.

Para que isso ocorra, a organização do Festival Italiano investiu em pesquisa, em programação e design. Serão pórticos, lounges, cenografia, figurinos e atores que estarão estrategicamente padronizados e instruídos para os visitantes possam ter, de fato, a sensação de estar visitando Veneza. “Queremos que as pessoas se sintam na Itália e em Veneza. Para isso, vamos trabalhar com elementos que, indo além dos pratos típicos, estimulam mais do que o paladar. Tato, olfato, visão e audição também estarão expostos à experiência de um dia em Veneza”, destacou Hermione Stival, presidente da Associação Veneziana Pró Festival Italiano (Afesti), à frente da organização do evento.

Para que o público se sinta em Veneza, o projeto cenográfico não poupou detalhes. Uma das novidades para esta edição serão pessoas da comunidade de Nova Veneza vestidas com trajes típicos dos famosos gondoleiros venezianos nas entradas do festival. “Eles serão os protagonistas dessa ambientação pois, em Veneza, as pessoas têm contato direto com os gondoleiros, que as levam para os inesquecíveis passeios na cidade. O mesmo acontecerá em nosso Festival. Os gondoleiros vão recepcionar o público com cumprimentos em italiano e convidá-los para uma experiência inesquecível em todos os detalhes”, revela a presidente da comissão organizadora.

As novidades não param por aí. Relógios com o fuso horário e termômetros com a temperatura de Veneza serão instalados na cidade, durante a realização do Festival, para que o público “entre no clima” e se sinta de fato na cidade que inspirou William Shakespeare a escrever o romance “O Mercador de Veneza”.

Valorizar a comunidade e as origens das famílias serão outra ênfase para a edição de 2018. Todas famílias que compõem a história da cidade serão homenageadas com impressão dos nomes nas Flâmulas, que são elementos típicos de ambientes venezianos. “Esta foi uma maneira simbólica que encontramos de prestigiar a nossa comunidade que tanto se esforça para que o Festival seja, ano após ano, um grande sucesso”, destaca Hermione.

Além da decoração, a programação virá recheada de novidades em 2018. A gastronomia será incrementada com novos pratos. Além disso, uma mostra de cinema italiano com títulos cedidos pela Embaixada da Itália será exibida gratuitamente para o público. Outra novidade será uma exposição fotográfica do Carnaval de Veneza, assinada pelo paraibano Francisco Andrade. A programação de shows italianos e apresentação de danças típicas também prometem encantar os visitantes.

Hermione lembra que o evento está com a programação cada vez mais abrangente, mas preservando sempre o clima familiar. “O povo italiano preserva muito a família e faz questão de estar entre os seus. O Festival Italiano de Nova Veneza não poderia ser diferente, tem a família em sua sua essência”, explica.

O Festival Italiano de Nova Veneza

Com público médio de 100 mil visitantes em seus quatro dias, o Festival Italiano de Nova Veneza se enquadra no patamar dos grandes festivais do Brasil. A festa foi criada para valorizar a histórica da cidade, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos, hoje cerca de 60% de sua população é formada por descendentes. Chegando a sua 14ª edição, a partir deste ano, passa a contar com o apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil. O evento está marcado para 7 a 10 de junho.

São mais de mil pessoas envolvidas na organização do evento que, além do resgate cultural, estimula também a economia local. Toda a cadeia produtiva da região é envolvida: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais de setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.

Só no ano passado, a iniciativa movimentou R$ 2 milhões na cidade. Em 2018, a estrutura do Festival Italiano de Nova Veneza crescerá em 30%. Serão mais expositores com atrações e pratos para os visitantes. A cidade fica a cerca de 30 quilômetros de Goiânia. De Brasília, são 200 quilômetros.

Circo do Churrasco

O Festival Italiano de Nova Veneza traz uma renomada atração gastronômica para a edição de 2018. Trata-se da Carnivoria Open Air. O evento – que já é destaque na região sudeste do Brasil – chega pela primeira vez em Goiás e promete pegada italiana ao que eles chamam de “Circo do Churrasco”. Estande contratará e treinará mão de obra da própria da cidade.

De acordo com Henrique Okuda – idealizador do Carnivoria – a participação no Festival Italiano de Nova Veneza vai mudar o conceito dos visitantes sobre consumo e preparo de carne. “Tenho certeza que será uma maravilhosa experiência sensitiva”, disse ao destacar que as diferenciadas técnicas de preparo aliadas a carnes com cortes especiais propiciam uma viagem inesquecível à sabores marcantes.

O evento itinerante, que tem o perfil dos festivais de churrasco realizados ao ar livre no sul dos Estados Unidos, tem como objetivo apresentar ao público consumidor os diferentes cortes e estilos de preparar carne que são desenvolvidos nas unidades físicas da rede de restaurante que tem o mesmo nome.  Os pratos vão custar a partir de R$ 25.

Durante os quatro dias de Festival Italiano, a Carnivoria terá  seis estações de produção, que irão servir os mais diversos tipo de carne. Para o Festival Italiano, os chefs do Carnivoria desenvolveram molhos especiais italianos, baseados em tomate, manjericão e alho,  para acompanhar os pratos. Além disso, os cortes de carne serão acompanhados de batatas assadas à moda italiana. “Para pratos como hambúrguer e lombo de porco teremos um molho italiano desenvolvido especialmente para ser servido em Nova Veneza. Já para os outros, teremos batatas assadas à moda italiana como acompanhante”, explica Okuda.

Programação 

Referência gastronômica em Goiás, a 14ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza oferece uma que vai muito além dos saborosos pratos. A festa promove um verdadeiro resgate da cultura italiana por meio de música, dança e cenografia. Neste ano, o evento contará com novidades como uma exposição fotográfica do Carnaval de Veneza e uma Mostra de Cinema Italiano. Tudo com entrada gratuita. O evento será realizado de 7 a 10 de junho na Praça da Matriz da cidade de Nova Veneza, cidade que fica a 44 quilômetros de Goiânia e a 195 quilômetros da Capital Federal. O evento conta, a partir deste ano, com o apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil.

Dia 07 de junho/Quinta-Feira
5h30min – Alvorada Festiva em Comemoração a 14ª Edição do Festival Italiano – Gastronomia e Cultura
19h – Santa Missa: Matriz Nossa Senhora do Carmo
19h – Abertura Cantina da Nonna (Praça da Igreja Matriz)
Mostra de fotografias “Cenas Venezianas”_ Francisco Andrade (parceria Embaixada da Itália)
Mostra de cinema italiano (parceria Embaixada da Itália) _ filmes recém produzidos e todos legendados (verificar horários no Centro Cultural Pedro Peixoto)
20h30min – Abertura Oficial (Praça da Matriz)
Apresentações Culturais, Musicais e Artísticas (ainda não definidas)
2h – Encerramento

Dia 08 de Junho/Sexta-Feira
19h – Abertura da Cantina da Nonna (Praça da Igreja Matriz)
Apresentações Culturais, Musicais e Artísticas
Apresentação Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro – SC
Mostra de fotografias “Cenas Venezianas”_ Francisco Andrade (parceria Embaixada da Itália)
Mostra de cinema italiano (parceria Embaixada da Itália) _ filmes recém produzidos e todos legendados (verificar horários no Centro Cultural Pedro Peixoto)
22h – Show com TONY ANGELI (O cantor italiano mais querido do Brasil)
2h – Encerramento

Dia 09 de Junho/Sábado
9h – Programação Esportiva
Campeonato de Jogo de Bocha
12h – Almoço na Cantina da Nonna (Praça da Igreja Matriz)
Apresentações Culturais, Musicais e Artísticas
Apresentações Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro- SC
Mostra de fotografias “Cenas Venezianas”_ Francisco Andrade (parceria Embaixada da Itália)
Mostra de cinema italiano (parceria Embaixada da Itália) _ filmes recém produzidos e todos legendados (verificar horários no Centro Cultural Pedro Peixoto)

19h – Jantar na Cantina da Nonna (Praça da Matriz)
Apresentações Culturais, Musicais e Artísticas
Apresentações Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro – SC
Mostra de fotografias “Cenas Venezianas”_ Francisco Andrade (parceria Embaixada da Itália)
Mostra de cinema italiano ( parceria Embaixada da Itália) _ filmes recém produzidos e todos legendados ( verificar horários no Centro Cultural Pedro Peixoto)
21h – Baile de Máscaras: Carnavale di Venezia com Banda Raízes de Veneza e
Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro – SC (Praça da Igreja Matriz)
3h – Encerramento

Dia 10 de Junho/Domingo
10h – Torneio de cipó(Praça da Matriz)
11h – Almoço na Cantina da Nonna (Praça da Matriz)
Apresentações Artísticas, Musicais e Culturais.
Apresentações do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro – SC
Mostra de fotografias “Cenas Venezianas”_ Francisco Andrade (parceria Embaixada da Itália)
Mostra de cinema italiano (parceria Embaixada da Itália) _ filmes recém produzidos e todos legendados (verificar horários no Centro Cultural Pedro Peixoto)
18h – Encerramento com panelaço

Conheça as atrações:

Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro – Formado por aproximadamente 80 dançarinos, entre crianças, adolescentes e adultos, o grupo foi criado em 1991, na cidade de Nova Veneza, Santa Catarina, com o intuito de resgatar origens italianas e manter vivo o patrimônio histórico cultural da cidade. Este ano o grupo promete trazer 16 das mais de 50 coreografias nas quais contarão um pouco da história das diferentes regiões italianas em suas apresentações. O grupo já foi premiado em vários festivais, como o de Joinville (SC).

Banda Raizes de Veneza – Formada há mais de 25 anos, a banda tem 12 integrantes da cidade de Nova Veneza, em Goiás, e tem repertório amplo com estilos diversificados. O grupo irá tocar no Baile de Máscaras, um dos pontos altos da programação cultural do Festival. Para o repertório, eles preparam músicas italianas, especialmente aquelas tradicionais românticas da itália e depois tocam marchinhas brasileiras traduzidas para o italiano.

João Flávio – O cantor João Flávio cresceu ouvindo grandes clássicos italianos, por influência da mãe que costumava ouvir das canções originárias do país Europeu. Além de ser barítono, João Flávio toca também violão, piano, violino, gaita, canta e compõe. Ele também é filiado na Ordem dos Músicos do Brasil.

Tony Angelli – Com passagem frequente pelo programa do Domingão do Faustão, da TV Globo, Tony Angelli tem demonstrado seu talento com a música italiana. Nascido em Rosa, Província de Vicenza (Norte da Itália), começou a dar seus primeiros passos na arte de cantar e representar ainda na infância. Com apenas 11 anos de idade, Tony Angelli se apresentou pela primeira vez cantando em um festival infantil em sua terra natal. Ainda jovem o cantor veio para a América do Sul. Seu primeiro destino neste continente foi o Uruguai, na cidade de Montevideo, onde se apresentava como crooner de orquestras de baile. Nos anos 1960, a gravadora de TONY ANGELI, aproveitando todo o sucesso que o cantor obteve em países como Argentina, Chile e Peru, resolve também lançar o seu disco no Brasil. A partir daí Tony passou sua carreira também decolou entre os brasileiros. Para sua apresentação no festival o artista promete encantar o público com a interpretação dos grandes sucessos da música Italiana, como: Roberta, Dio Come Ti Amo, All Di La, O Mio Senhore, Volare e Sole Mio.

Serviço:

14º Festival Italiano de Nova Veneza

Data: 7 a 10 de junho

Local: Praça João Stival de Nova Veneza – Goiás

Mais informações: http://www.festivalitaliano.com.br 

Entrada gratuita

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar