Cidades Sustentáveis, o único caminho

 em Comportamento, Goiás

Já somos 54% da população mundial os que vivemos em zonas urbanas, de acordo com as Nações Unidas. A projeção é de que cheguemos a 66% até 2050. Com isso, cerca de 65% da demanda de energia elétrica vem das cidades, e é nelas que 75% dos resíduos são produzidos.

Diante isso, não é possível pensar o futuro sem criar estratégias sustentáveis nas cidades; É o grande desafio, que passa por complexas variáveis.

Em Goiás, esta tarefa foi confiada a Vilmar Rocha que está a frente da ‘supersecretaria’ de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos. A nova ótica é justamente a de promover a integração de todos estes segmentos. “Por se tratar de uma secretaria estruturante, é preciso pensar em ações de médio e longo prazos e que primem pelo desenvolvimento associado à sustentabilidade”, comentou o secretario ao  portal Goiás Agora. Ele explicou que aparentemente a infraestrutura seria uma área diferente da do meio ambiente, mas no âmbito da cidade não é, já que ao fazer uma obra de infraestrutura a mesma tem que estar compatível com a preservação do mesmo, sendo necessário integrar esses conceitos.

Se transformar em uma cidade sustentável está longe de ser uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Exemplos a serem seguidos são a capital da Islândia e Copenhague na Dinamarca – onde cerca de 40% de sua população pedala diariamente para se deslocar e onde em 2001 foi inaugurada um dos maiores parques eólicos do mundo. São Francisco, na Califórnia, é uma das cidades líderes na construção de prédios verdes, com mais de 100 deles. E, para quem acha que isso é um sonho distante, aqui está Curitiba para provar o contrário: o eficiente transporte público é utilizado por 70% da população, mantém um programa de conservação da biodiversidade e de reflorestamento de espécies nativas e tem uma área verde de 51 metros quadrados por habitante.

O Governador Marconi Perillo confiou difícil e importante tarefa a este homem que conta com 30 anos de vida pública, candidato ao Senado Federal nas últimas eleições (mais de um milhão de votos) e ex- secretário da Casa Civil.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar