Cidade do México combate a poluição com a construção de jardins verticais

 em Inovação, Sustentabilidade, Urbe
Fotos – Prefeitura da Cidade do México

Mais de mil pilares de viadutos já foram transformados pelo projeto Via verde na Cidade do México. O cinza foi substituído pelo verde dos jardins verticais de um projeto chamado Via Verde. A primeira etapa do projeto foi inaugurada em julho de 2016, pela Prefeitura Municipal, e em 2018 atingiu mais de 60 mil metros quadrados de jardins espalhados pela cidade, com toda a estrutura feita a partir de material reciclável. A proposta do projeto é promover uma melhor qualidade do ar e dar cara nova a paisagem urbanística.

Além de embelezar a cidade, a inovação do projeto impacta de forma profunda e a longo prazo objetivamente a vida da população mexicana. Os jardins absorvem CO2, calor e até mesmo a poluição sonora que tanto caracteriza os grandes centros urbanos. Como se não bastasse, é comprovado que tais iniciativas reduzem o estresse e a ansiedade dos moradores.

As plantas selecionadas foram escolhidas pensando no baixo consumo de água e alta resistência. A irrigação é autossuficiente, tendo como fonte a água da chuva. A manutenção dos jardins é feita por presos em processo de ressocialização, que já estão cumprindo a fase final de suas penas.  A ideia é que o projeto completo traga 2,2 milhões de plantas para a Cidade do México. Um projeto incrível que merece ser replicado mundo afora!

 

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar