Carteira de Trabalho digital já pode ser emitida

 em Inovação

A partir desta terça-feira (24/9), os brasileiros passam a contar com a Carteira de Trabalho Digital. O documento digital tem a mesma função do antigo e tem o objetivo de trazer facilidades tanto para o empregado quanto para o empregador. Agora, na hora de uma contratação, o funcionário só precisará informar o número do CPF para que o registro seja feito de forma totalmente digital.

A versão digital da Carteira de Trabalho poderá ser emitida por todos os todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para habilitar a carteira, o trabalhador deve criar uma conta no site: acesso.gov.br.

eSocial

Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois não será mais necessário apresentar a carteira de trabalho em papel para ingressar em um novo emprego, resultando em simplificação e desburocratização.

Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS de “caderninho azul” passarão a ser realizadas eletronicamente. Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar o ambiente.

A Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

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