Campanha foca na redução de acidentes com ciclistas

 em Política

Reduzir acidentes que envolvem ciclistas é o objetivo da campanha “Bicicleta Segura”, lançada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Serão realizadas ações em todo o País nos meses de novembro e dezembro, especialmente em grandes cidades. O foco é a conscientização da população sobre a importância de valorizar a vida, com um trânsito mais humano.

Folhetos educativos serão distribuídos em semáforos e locais de grande circulação de pessoas. O conteúdo de toda a campanha destaca a importância dos itens de segurança, como a utilização de capacetes, cotoveleiras e joelheiras, e que o ciclista precisa respeitar as leis e os regulamentos de trânsito, como sinalizar ao mudar de direção, não andar na contramão e jamais utilizar as calçadas.

Manual do Ciclista

No dia 22 de setembro, o Ministério das Cidades lançou a Cartilha do Ciclista, que reúne informações sobre a legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária da cidade e regras de circulação e segurança.

A cartilha está disponível na página do Ministério das Cidades na internet.

“O ciclista deve estar consciente, andar protegido, respeitar as regras e evitar andar nas calçadas. O ciclista pode ser vítima ou causador de um acidente envolvendo um pedestre. Se quiser passar pela calçada desmonte e leve a bicicleta andando. Dessa forma o ciclista passa a ter os mesmos direitos e deveres dos pedestres”, diz o presidente da SBOT, Marco Antônio Percope.

Estatísticas

Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo revelaram que o número ciclistas mortos no trânsito se manteve estável nos últimos cinco anos. “Não existem estatísticas nacionais, mas a SBOT estima que no País este número deva estar em torno de 500 mortes anuais”, diz o coordenador nacional da campanha, Wagner Nogueira da Silva.

Silva diz que quem sobrevive ao acidente muitas vezes passa a conviver com sequelas. “Muitas [sequelas] impedem a volta ao trabalho e também a execução de tarefas básicas do dia a dia.”

O material informativo ainda ressalta que o ciclista deve dirigir sempre com cuidado, prestando atenção aos veículos maiores. “Sinalize sempre os movimentos. Não ande em corredor para ônibus. Opte por ciclovias e ruas menos movimentadas e aja como determina o Código Brasileiro de Trânsito”, alerta Silva.

O secretário-geral da SBOT, André Pedrinelli, acrescenta que o ciclista precisa ver e ser visto, usar roupas claras e chamativas ou coletes reflexivos, usar farol dianteiro e refletores laterais. “A bicicleta é um veículo e como tal deve se comportar”.

via Portal Brasil

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