Camarotes, blocos e trios do Carnaval de Salvador realizam práticas sustentáveis

 em Comportamento, Destaque

O Carnaval de Salvador possibilita um incremento na economia baiana e na renda de investidores e de pessoas de baixa renda, mas também produz grandes impactos socioambientais para a cidade. Com o objetivo de tornar a folia mais equilibrada do ponto de vista ambiental e social, a Secretaria Cidade Sustentável (Secis) realiza pelo terceiro ano consecutivo o selo “Eu Promovo Carnaval Sustentável”.

A campanha mobiliza artistas e empresários que atuam na festa para participarem da iniciativa, e propõe que blocos, camarotes e trios possam transformar o ambiente da festa em um lugar capaz de integrar as questões sociais, enérgicas, econômicas e ambientais. Dentre as iniciativas estão a utilização de lâmpadas ecoeficientes (LED), materiais recicláveis para a decoração de espaços, disponibilização de rampas para acesso a cadeirantes, promoção de campanhas de combate ao racismo e oferta de alimentos mais saudáveis, dentre outras ações de cunho sustentável.

O padrinho do “Eu Promovo Carnaval Sustentável” este ano é o cantor Levi Lima, da banda Jammil. Além do interesse pelas questões ambientais como cidadão que ama Salvador, o artista também realiza projetos sociais e de conscientização para preservação do meio ambiente com comunidades da Cidade Baixa.

Em 2016, a dinâmica do selo segue os mesmos moldes de 2015. Para cada ação sustentável a ser praticada pelos blocos, trios e camarotes, haverá uma pontuação pré-determinada que será contabilizada. A partir da pontuação alcançada, a instituição ganhará o selo Ouro, Prata ou Bronze. Pela segunda vez, os camarotes do Nana e Reino alcançaram a pontuação necessária para ganhar o selo Ouro.

Participantes do Selo “Eu Promovo o Carnaval Sustentável” 2016

Blocos – As Muquiranas, Camaleão, Cheiro, Cocobambu, Eva, Filhos de Gandy, Largadinho, Me Abraça, Pirraça, Praieiro, Timbalada e YES.

Trios – Pipoca de Saulo e Pipoca do Eva.

Camarotes – Central, Reino, Salvador, Nana, Harém e Planeta Othon.

 Programação

– 04/02 (quinta-feira), a partir das 16h: vistoria e colagem nos camarotes que participarão da campanha;

– 05/02 (sexta-feira), a partir das 13h: vistoria e colagem nos camarotes, trios e blocos que participarão da campanha;

– 06/02 (sábado) – Entrega do selo “Eu Promovo Carnaval Sustentável” para os camarotes que alcançaram a pontuação do selo Ouro.

Local: Circuito Dodô / Camarotes: Reino, às 20h, e Nana, às 21h.

– 07/02 (domingo), às 9h: visita técnica a centrais de coleta seletiva instaladas na Barra e em Ondina; e às 19h15, entrega da placa da campanha ao cantor Levi Lima, da banda Jammil, padrinho do selo “Eu Promovo Carnaval Sustentável 2016”, no Circuito Dodô.

Via EcoD

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar