Caldas Novas busca conhecer melhor suas águas
Prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal se reuniu com a secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jacqueline Vieira, para solicitar um estudo das águas do município. A solicitação ocorreu um dia após a Semarh e a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) darem início à elaboração técnica do Plano Estadual de Recursos Hídricos, em reunião realizada em Brasília.
O estudo deve fazer o levantamento sobre a qualidade dos recursos hídricos, para garantir o desenvolvimento sustentável de Caldas Novas na próxima década.
Este trabalho deve atender a duas das maiores atrações da cidade. Caldas Novas é reconhecida internacionalmente por sua estância hidrotermal, o que atrai milhares de turistas anualmente. A cidade também abriga o Parque Estadual Serra de Caldas Novas, o mais visitado em Goiás.
Na reunião, também foi apresentado o projeto de construção de um camping para fomentar o ecoturismo na região da Serra de Caldas. O modelo incluiria o treinamento de guias turísticos da localidade e o desenvolvimento de infraestrutura para trilha e esportes radicais.
Para o prefeito, “Caldas Novas deve estar mais presente no cenário de ações da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, diz. A secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jacqueline Vieira, ressaltou que o Parque Serra de Caldas vai receber investimentos de R$ 3.148.550, dentro do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento Ambiental (PAI Ambiental). “Pela importância de seu ecossistema, Caldas Novas recebe atenção especial em vários projetos da Semarh”, frisa.