Brasil vai sediar o Fórum Mundial da Água

 em Sustentabilidade

Em março de 2018, o Brasil receberá o 8ª Fórum Mundial da Água, colocando este recurso natural dentro da agenda técnica e política nacional. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, este é o maior evento do gênero e deve reunir cerca de 170 países, em Brasília. O evento ocorre a cada três anos, tendo sido realizado por último na Coreia do Sul, reunindo mais de 40 mil pessoas de 168 países, que discutiram o tema “Água para o Futuro”. No Brasil, o lema será “Compartilhando Água”.

O Brasil tem participação efetiva no Fórum Mundial, com quatro representantes dentro de um grupo de 36. “O Brasil tem leis avançadas para a água e é uma grande potência hídrica, o que nos torna personagens aptos a apresentar soluções”, diz Lupércio Ziroldo, presidente da Rede Brasileira de Organismos de Bacias (Rebob), que anunciou a novidade durante o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que ocorre durante toda a semana em Caldas Novas.

Esta será a primeira vez que o Fórum ocorrerá na América do Sul. O Brasil disputou com mais quatro países, vencendo a Dinamarca na etapa final. O evento possui um programa temático, mas também discute questões regionais sobre a água, com técnicos do setor e líderes regionais e nacionais.Paralelamente há um fórum cidadão, onde os comitês de bacia têm forte participação.

O Fórum Sustentabilidade é outra ação que vai transversalizar todas as temáticas da água e ocorrerá pela primeira vez no Brasil. Até lá, ações vão mostrar à população como será o Fórum Mundial. “O Fórum deve envolver e aculturar as pessoas sobre o tema, por isso várias ações e eventos prévios serão realizados, trazendo o tema para o conhecimento de todos”, encerra Lupércio.

via Semarh

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar