Biomassa

 em Goiás +20

A biomassa, material composto de substâncias orgânicas como bagaço de cana-de-açucar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, excremento de animais entre outros, tem sido utilizada como fonte produtora de energia.

Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

Entre as principais vantagens da biomassa estão:

– Baixo custo de operação;
– Facilidade de armazenamento e transporte;
– Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
– Alta eficiência energética;
– É uma fonte energética renovável e limpa;
– Emite menos gases poluentes.

Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.

A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar