Araguaia tem fiscalização redobrada

 em Goiás +20

Operação combate pesca irregular durante o Carnaval

Fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos intensificam a fiscalização durante o período do Carnaval 2014. A Operação Carnaval ocorre do dia 27 de fevereiro a 6 de março, nos postos de Santa Fé, do Rio Tesoura, Rio Verdinho, Bandeirantes e na Base de Apoio Operacional de Aruanã. O objetivo é coibir a captura, o armazenamento, o transporte e o comércio irregular e predatório de caça e pesca no Vale do Araguaia, considerando que este feriado prolongado coincide com o final do período da Piracema, que se encerra em 28 de fevereiro.

Existem várias denúncias de crimes ambientais cadastradas no Sistema de Ouvidoria da Semarh, além de trabalhos de inteligência, constatando que nos feriados prolongados os turistas infratores envolvidos com a pesca predatória e caça de animais silvestres intensificam essas atividades nessa região. A meta é executar os trabalhos de fiscalização com reforço nas atividades de blitze terrestres e aquáticas nos municípios de Aruanã; Santa Fé de Goiás; Nova Crixás e São Miguel do Araguaia.

A operação vai contar com equipes fixas nos postos para fiscalizar e autuar a captura, o armazenamento, o transporte e o comércio irregular e predatório da ictiofauna da bacia hidrográfica do Rio Araguaia. Desde 2013, Goiás aprovou a Lei da Cota Zero, que proíbe o transporte intermunicipal de pescado em território goiano, o que restringiu ainda mais as possibilidades de pesca e comércio ilegal de peixes.

Assessoria da Semarh.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar