Araguaia recebe o maior projeto de limpeza de praias

 em Goiás +20

Projeto orienta turistas e recolhe o lixo ao longo de todo o rio

O Projeto Araguaia + Limpo está presente em 12 municípios cortados pelo rio em Goiás. Trata-se de um trabalho de limpeza de praias do Rio Araguaia através da distribuição de sacos de lixo e sua coleta, além de orientações à população acerca de comportamentos sustentáveis quando se fala de água.

Agentes municipais foram treinados para a correta acomodação de resíduos sólidos e a coleta periódica de todo o lixo gerado nos acampamentos. O projeto ocorre simultaneamente nos 12 municípios selecionados. Ao todo, são 20 mil sacos de lixo de 100 litros. Equipes da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e dos municípios estão percorrendo o rio com a distribuição de todo esse material, que depois será recolhido e enviado para aterros sanitários.

O objetivo é reduzir a quantidade de lixo deixada no Rio Araguaia após a temporada de férias. Secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Jacqueline Vieira tem percorrido todos os municípios para, junto aos prefeitos, destacar a importância do projeto para a preservação do Araguaia. “Nosso monitoramento mostra que a água do Rio Araguaia possui excelentes condições para recreação, e este projeto é uma importante ferramenta para a manutenção desta boa qualidade”, explica.

Temporada

O grande aumento do turismo pode gerar consequências negativas aos recursos naturais. Por isso, trabalhos de conscientização, promoção de ações de limpeza e valorização dos recursos hídricos permitem a coexistência de um turismo ao mesmo tempo intensivo, gerador de renda e promotor de sustentabilidade. O Projeto Araguaia + Limpo se estende até o dia 3 de agosto, e compõe um plano de ações da Semarh que inclui a fiscalização ambiental e o trabalho de educação ambiental realizados também nesta temporada de férias.

Assessoria da Semarh.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar