Aprenda a fazer um telhado verde

 em Goiás +20

Já ouviu falar em telhado verde, ou eco telhado? Famoso em grandes cidades como Nova York, o eco telhado consiste em utilizar plantas, geralmente rasteiras, para lajes e coberturas. Além de ajudar a manter o verde em meios urbanos, o telhado verde traz uma série de benefícios, como o  isolamento acústico e térmico do imóvel, reduzindo assim  a absorção de calor e de barulhos na edificação. Ecologicamente, os benefícios são enormes: ajuda a reduzir  ilhas de calor, a poluição ambiental e enchentes causadas pelo ineficiente escoamento das águas pluviais. É, ainda, uma ótima maneira de cultivar alimentos quando não se tem espaço para uma horta convencional. O custo para sua instalção é baixo e a manuteção é mínima: usando as plantas adequadas, não é necessário a poda, a adubagem e a regagem constantes.

O ideal é contratar profissionais qualificados para a instalação, como arquitetos ou engenheiros, mas se você tiver algum conhecimento em construção, pode fazer você mesmo, seguindo estas orientações:

Passo 1.
Faça a definição de medidas da área onde será construído o telhado verde, e realize a impermeabilização corretamente com lona ou manta asfáltica, para lajes é preciso reforçar a impermeabilização com manta PEAD.

Passo 2.
Você vai precisar de uma manta de bidin, essa manta serve para filtrar a água evitando que as partículas de areia, terra ou as raízes se soltem e sejam despejadas nas tubulações de queda de água da chuva. A manta deve ser estendida sobre a superfície impermeabilizada.

Passo 3.
Sobre a manta utiliza-se argila expandida que é um bom substrato por ser leve e eficaz. A camada da argila expandida serve para impedir o apodrecimento de raízes da espécie cultivada e também facilita o escoamento de água que recebe durante as chuvas. Além disso a argila contribui para manter a última camada da cobertura bem arejada.

Passo 4.
Utiliza-se uma nova camada de manta de bidin por cima da argila expandida, isso impedirá que a argila se misture à terra de cultivo. É um processo importante portanto não pode deixar de ser realizado, caso contrário aos poucos a terra, areia e todo o telhado verde vai acabar indo por água a baixo.

Passo 5.
Agora é necessário colocar uma cada de até 10 cm de terra. É indicado utilizar uma terra bem enriquecida com adubos orgânicos, a adubação pode variar conforme a espécie de cultivo.

Passo 6.
Por último posicione ou plante as espécies de cultivo, para os telhados verdes são indicados espécies com baixo índice de crescimento, que não exijam poda. Verifique qual a resistência quanto à exposição ao sol e chuva. Por último instale rufos metálicos para evitar infiltrações.

Atenção!
Para regiões que ocorrem muitas chuvas é necessário fazer a rega geralmente de 6 em 6 meses, ou apenas quando houver estiagem e verificar-se a necessidade. As espécies cultivadas podem ser gramas (de tipos variados), suculentas e rasteiras. Há outras espécies que podem ser cultivadas mas é preciso avaliar toda a estrutura da edificação, o tamanho do telhado verde e também variação térmica do local. A manutenção do telhado verde é parecida com a de um jardim comum e deve ser realizada de 1 à 2 vezes no ano.

Fonte: Folha do Oeste

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar