Apophis 2029, um game para salvar o planeta

 em Inovação

Via UpdateorDie

Ok, ok. Em 12 de cada 10 jogos por aí a gente tem que salvar o planeta (ou a galáxia, a vila, a ilha…).

Mas o projeto da Mcgarrybowen com a Verizon é DE VERDADE.

Sério, tem a NASA.

A ideia do game é ajudar o Asteroid Grand Challenge da companhia espacial, projeto lançado em 2014 que busca identificar asteróides com massa e trajetória possivelmente perigosas para a Terra.

A quantidade de corpos ainda desconhecidos espalhados pelo espaço é imensa, o grande desafio é conseguir processar todos esses dados para encontrar padrões do que pode representar uma ameaça.

Apophis 2029 chega para resolver esse problema.

No nosso jargão internético, nada mais é do que gamificar uma estratégia de crowdsource de identificação de padrões.

Que?

Bem, máquinas precisam de muito tempo e muito poder de processamento para identificar alguns padrões que para nós humanos são quase imediatos (como com qual desenho de onda um sinal de reconhecimento de asteróide se parece).

Mas há uma quantidade gigantesca desses dados e pouco pessoal disponível dentro do projeto para trabalhar só com isso. Oras, mas há milhões de smartphones por aí e bastante gente disposta a olhar para sua telinha durante minutos ou horas.

Aí vem a grande sacada: transformar esse processo de identificação de padrões em um game, permitindo que muita gente ajude a proteger o Planeta Terra enquanto está entediado na fila do banco.

apophis_2apophis_1

Para todos aqueles ávidos para escrever seu nome na história da humanidade como o cara que não deixou termos o mesmo destino dos dinossauros, paciência!

O game está previsto só para meados de setembro.

Ah, o nome Apophis 2029 é uma alusão ao asteróide 99942 Apophis, que causou apreensão em cientistas em 2004, quando apresentou uma probabilidade bem maior do que qualquer outro de atingir o planeta em 2029.

Ah, a grande probabilidade era de 2,7%, mas cálculos posteriores diminuíram essa margem.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar