Alunos aprendem a cuidar da Água

 em Goiás +20

Plantio de árvores recupera nascente degradada

Alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Professor Ubiraciema Vanúcio tiveram um dia de aula diferente. Eles participaram da revitalização de uma nascente no município de Santo Antônio de Goiás. A ações faz parte do Projeto Nascentes Vivas, uma parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), prefeituras e proprietários de terras.

Nesta edição do projeto, o local escolhido foi a propriedade do agricultor e piscicultor Francisco de Assis da Silva. Em uma área de aproximadamente 1.6 hectare, foram plantadas 800 mudas de espécies brejeiras, o que evita assoreamento  e garante que a água continue a brotar. Para o prefeito Frederico Marques de Oliveira, a data foi escolhida pela proximidade com o Dia Mundial da Água. “Aqui na cidade temos eventos programados para um mês, todos envolvendo a questão da água. Estas ações têm como foco despertar nas pessoas a preocupação em preservar nossa água. Em breve vamos recuperar outras nascentes”, diz.

Secretária estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jacqueline Vieira tem participado de todas as edições do Nascentes Vivas. Para ela, esta “integração entre Governo e municípios consegue fazer com que verdadeiras ações de preservação sejam realizadas, saindo do simples campo propositivo”. Aluno do 5º ano, Luís Felipe nunca havia plantado uma árvore. “Plantei para proteger a nascente”, disse, convicto de que vai repassar esta experiência a seus pais e familiares.

Proprietário da fazenda onde se encontra a nascente, Francisco de Assis Silva explica que sua água escorre para o Córrego da Tita. Para ele, mais do que um ato de consciência ambiental, recuperar a nascente tem um viés econômico: “sua terra valoriza, valoriza a terá dos vizinho. Terra sem água não é nada”, resume. A Semarh possui um cronograma de recuperação de nascentes até junho. Qualquer prefeitura ou proprietário podem participar, a adesão é voluntária.

Assessoria da Semarh.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar