Água desperdiçada daria para abastecer SP por 8 anos

 em Sustentabilidade, Urbe

Via UOL

 

A água perdida em todo o país ao longo de 2013 seria capaz de abastecer a população da capital paulista durante pelo menos oito anos, segundo cálculos feitos pelo UOL.

Em 2013, o volume de água produzido no Brasil foi de 16,1 bilhões de m³, segundo relatório concluído em dezembro do ano passado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, ligada ao Ministério das Cidades.

De acordo com esse mesmo documento, 37% dessa água deixaram de ser consumidos, o que corresponde a quase 6 bilhões de m³ de água desperdiçados. Essa quantidade seria suficiente para abastecer toda a capital paulista durante oito anos e dois meses. O consumo médio de água na cidade foi de 23 m³ por segundo em 2014, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

As perdas de água ocorrem por causa de vazamentos em tubulações, que são chamadas de perdas reais ou físicas, e por conta de erros de medição e ligações clandestinas, classificadas como perdas aparentes.

“Os dados demonstram a necessidade dos prestadores de serviços atuarem em ações para a melhoria da gestão, a sustentabilidade da prestação de serviços, a modernização de sistemas e a qualificação dos trabalhadores, dentre outras. O estabelecimento de ações contínuas de redução e controle de perdas assegura benefícios em curto, médio e longo prazos, com eficiência e eficácia”, informa o relatório.

 

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar