6 tipos de resíduos que você está reciclando errado

 em Sustentabilidade

via Galileu

Papel, metal, vidro, plástico, orgânico. Você já conhece e viu coletores de lixo reciclável por aí – aqueles coloridos e sinalizados que indicam, claramente, o que deve ser colocado em seu interior. Mas, apesar disso, muitas pessoas simplesmente jogam o material – seja qual for o tipo dele – em qualquer lixeira. Isso causa mais problemas do que essas pessoas imaginam quando o lixo chega à unidade de reciclagem.

O problema é que o pacotinho de ketchup que você jogou no ‘plástico’ ​​pode contaminar os recicláveis, reduzindo o valor do lote como um todo. Este, que obviamente não está limitado ao nosso exemplo, aumenta o custo monetário e, sim, ambiental da reciclagem.

Há algumas coisas que não valem a pena reciclar, porque eles acabam fazendo mais mal do que bem. A CityLab conversou com Darby Hoover, especialista em recursos sênior do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais dos EUA, e ele sugeriu tomar os seguintes cuidados na hora da separação do lixo:

Pequenos pedaços de papel
Hoover diz que é “praticamente impossível” separar pedaços de papel de outros materiais. “Eles acabam se tornando parte do resíduo que sobra no final, porque são muito pequenos”. No entanto, isso não significa que estes resíduos não podem ser reciclados, só não devem ser despejados soltos. Em vez disso, você pode colocá-los em um saco de papel, grampear e escrever “pedaços de papel”. Uma pessoa na unidade de transformação vai reconhecer o saco, retirar do resto do fluxo de reciclagem e classificá-lo nos produtos de papel.

Sachês de condimentos
Shoyu, ketchup, mostarda, ou qualquer outro condimento em sachê vem naquela embalagem feita de plástico ou de uma combinação de alumínio e plástico. “Não existe ninguém reciclando isso atualmente”, diz Hoover. Então o melhor é jogar esse tipo de lixo no lixo comum.

Isopor
Redísuos de isopor quase nunca são recicláveis, porque são extremamente leves e, em se tratando de embalagens, sujos com alimentos (e nenhum material sujo de gordura pode ser reciclado, ele precisa passar por uma lavagem que, muitas vezes, aumenta muito o custo da reciclagem por conta da água utilizada – sempre lave, em casa o seu lixo reciclável antes de descartar. O processo é muito mais complicado na unidade de reciclagem e o lixo sujo pode contaminar outros materiais).

Copos descartáveis de papel
A maioria dos copos descartáveis de papel – muito utilizados em máquinas de café – são, na verdade, revestidos com plástico, impossibilitando a reciclagem com outros produtos de papel.

Sacos de plástico
Eles são um problema gigante para os recicladores: voam e obstruem as máquinas de triagem, fazendo os trabalhadores desligarem o maquinário e precisarem limpar os pedaços manualmente.

Envelopes especiais de correspondência
Muitos envelopes deste tipo também levam plástico em sua composição. Pelo mesmo motivo dos copos descartáveis de papel não devem ser reciclados com os resíduos de papel.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar