Secima promove oficina de documentário ambiental no Encontro de Culturas

 em Comportamento, Goiás, Sustentabilidade

Para estimular a produção cinematográfica de vídeos ambientais, a Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima) oferece, durante o XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, a oficina de documentário ambiental com a cineasta e produtora Débora Torres. Entre os dias 27 e 29, a oficina vai abordar desde os primeiros passos para a produção cinematográfica, passando pela estrutura do documentário, definição de tema e abordagem, formatos e custos, até a montagem e finalização.

A oficina é destinada aos participantes do evento e à comunidade local. Segundo a cineasta, são esperadas pessoas amantes do cinema e da vídeo-produção em curtas metragens, ainda que não tenham experiência na área. “Estão convidados aqueles que sempre tiveram vontade de produzir um vídeo, mas que não sabem como fazê-lo e também aqueles que já participaram de alguma produção e gostariam de obter mais informações para produzir o seu próprio vídeo”, afirma.

De acordo com Débora Torres, os participantes vão ver que produzir um vídeo não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Ela considera que, para fazer um bom vídeo, basta ter organização e saber de fato o que vai querer mostrar ao público.

“Para a oficina que será realizada no Encontro de Culturas, estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação, como exposições dialogadas sobre o tema, exibições de vídeos, debates, atividades em grupo e experimentações, simulações e demonstrações”, expõe.

A oficina será ministrada no Espaço Seu Tilú – Escola Municipal Povoado de São Jorge, de 27 a 29 de julho, das 9 às 12h e das 14 às 17h. As inscrições vão acontecer no dia da oficina, e os participantes vão receber o certificado de conclusão da oficina.

A produtora

Débora Torres é produtora e co-produtora cinematográfica, fundadora de festivais de cinema como o festcine goiânia em sua oitava edição/ anápolis festival de cinema em sua quinta edição/ araxá cine festival em sua segunda edição. Produziu inúmeros curtas e longas metragens, tendo dirigido curtas e longas documentários e atuado no mercado paulista, goiano e mineiro.

Trabalhou com grandes nomes do cinema brasileiro como Carlos del Pino, Aníbal Massaíne, Wálter Hugo Khoury, João Batista de Andrade, Othon Bastos, Lima Duarte, Bete Mendes, Murilo Rosa, Oscar Magrini, Ingra Liberato, Lucélia Santos, Milton Gonçalves, Rubens Ewald Filho, entre outros, sendo seu último filme o longa metragem Vazio Coração, de Alberto Araújo – lançado em 2013. Débora Torres foi conselheira municipal da cultura de 2006 a 2009 e diretora do Cine municipal de Cultura de Goiânia de 2005 a 2010.

Postagens Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar