Patinetes elétricos: eficiente alternativa à mobilidade urbana, porém polêmica

Presentes em vários países há algum tempo, os veículos elétricos, em especial os patinetes e as bicicletas, têm se apresentado como uma boa alternativa de mobilidade urbana por ser econômica, prática, mais rápida e solução individual. Porém, como toda novidade, a implantação da nova solução na área de transportes tem trazido polêmicas.

Diante da tentativa de implantar os modais como uma alternativa viável e de baixo custo no Brasil, o país tem se destacado pela grande quantidade de burocracias em torno da utilização do mesmo. Em algumas capitais, como é o caso do Rio de Janeiro, os e-scooters compartilhados devem ser retirados e deixados em locais específicos, o que dificulta a expansão do processo e o acesso de parte da população a essa alternativa.

Outra questão polêmica que foi levantada em alguns estudos é com relação ao impacto ambiental causado pelos patinetes elétricos. Com a chegada da alternativa, muito se falou sobre os benefícios para o meio ambiente, mas algumas pesquisas apontaram que a vida útil dos modais é muito baixa. Isso implica diretamente na fabricação de mais unidades e, consequentemente, em uma maior emissão de CO2.

Para que os patinetes sejam sem dúvidas uma alternativa eficiente, de qualidade e segura é preciso que população e os poderes públicos, principalmente os municipais, assumam posturas de coletivo. Por mais que o veículo seja individual, é fundamental que os usuários tentem utilizá-lo da forma mais correta possível para que a segurança dos pedestres sejam preservadas. Do outro lado, se espera que as ruas, ciclovias e calçadas tenham qualidade para que os acidentes sejam evitados.

Saiba mais sobre a alternativa de mobilidade que vem conquistando o mundo:

Os desafios dos patinetes elétricos no Brasil:

Estudo questiona o baixo impacto ambiental dos patinetes elétricos de aluguel:

Patinete compartilhado faz sua primeira vítima fatal no Brasil:

14 capitais contam com serviços de compartilhamento de bicicletas; patinetes chegam a 10: 

Patinetes elétricos: revolução no transporte ou novo pesadelo urbano?

Patinetes elétricos e a polêmica sobre sustentabilidade ambiental:

Postagens Recomendadas
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar