Goiânia 13/11/2018
SustentabilidadeUrbe
16 de Janeiro de 2015

Água deve acabar e colapso acarretará em êxodo urbano em São Paulo, afirmam especialistas

A mais grave crise de abastecimento de água potável no estado de São Paulo e principalmente na Região Metropolitana, ainda não foi tratada com realismo por parte da mídia e das autoridades.

Até agora o que se viu e ouviu sobre o nível dos reservatórios, não retrata a verdadeira “guerra civil” que se aproxima nos meses seguintes, garantem especialistas.
Desde o segundo semestre de 2013, a irregularidade de precipitação atrelada ao consumo excessivo, à péssima malha de distribuição de água e a falta de investimento por parte do governo levou a uma redução muito drástica do nível dos principais reservatórios que abastecem as regiões de Campinas, Itu e São Paulo.
O maior destaque dado pela mídia, o Sistema Cantareira, que já não possui mais capacidade natural de armazenamento de água, está agonizando com sua segunda reserva técnica sendo retirada e com data para acabar.

Nesta segunda-feira (05), o nível de armazenamento do conjunto de represas do Cantareira atingiu apenas 7% da capacidade máxima, levando-se em consideração a segunda cota do “volume morto”. Em maio de 2014 foram acrescidos 182,5 bilhões de litros de água da reserva técnica e que já estão acabando.
O governo do estado de São Paulo, que expôs ao mundo a falta de gerenciamento para com o bem mais importante que existe para a sobrevivência de qualquer espécie, segue a linha de raciocínio acreditando sempre que dias melhores virão e que a água da chuva voltará a encher os reservatórios e que ao final tudo acabará bem novamente.
A visão é duramente criticada por geólogos, hidrólogos e pesquisadores ligados ao campo hídrico, econômico, ambiental e político.
De acordo com Pedro Côrtes, geólogo e professor de gestão ambiental da Universidade de São Paulo (USP), a situação vivida pela população ao longo do ano de 2014 ainda não foi dramática.
“Estamos no começo da crise. O pior ainda não aconteceu”, acrescentou o pesquisador.
O déficit de precipitação de mais de mil milímetros atrelado ao esquecimento no investimento por parte do governo deve gerar ao longo de 2015, marcas jamais vividas na história recente de qualquer cidadão brasileiro, garantem os pesquisadores.

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) mostraram que ao longo de 2013, a precipitação acumulada, principalmente entre a Região Metropolitana de São Paulo e o nordeste do estado, na divisa com Minas Gerais, onde estão as seis represas do Sistema Cantareira, oscilou entre 1.300 e 1.500 milímetros. Já em 2014, o acumulado variou em média entre 900 e 1.100 milímetros. Algumas estações não computaram nem 700 milímetros de chuva ao longo de todo o ano.

Cenários largamente mais preocupantes que a crise hídrica e energética (ano de racionamento de energia elétrica e de água potável) adotado pelos governos entre 2001 e 2002, quando choveu de forma bem mais distribuída que agora em 2013 e 2014.

Se somadas as deficiências de precipitação dos últimos cinco anos, a região encontra-se mais de necessária, precisando de ao mínimo, mil milímetros de precipitação.

A cidade de São Paulo, principalmente, deve entrar em colapso total até o final de 2015, onde moradores não terão água para beber, indústrias promoverão a demissão em massa, pela falta de água na produção das mercadorias e a migração de famílias inteiras para outras regiões será única e exclusivamente em função da inexistência de água. Esse é o cenário mais otimista alertado com muita antecedência pelos pesquisadores.
O comércio, a indústria e os moradores residentes em São Paulo, bem como a área metropolitana, sentirão não apenas no bolso, mas no método de sobrevivência, tamanha ingerência política.
Os pesquisadores, que já haviam indicado a possibilidade ainda em 2013, agora cravam a certeza de que teremos um êxodo urbano, ou seja, a população migrando da cidade grande para o interior devido, exclusivamente, à falta de água potável para a sua sobrevivência e também pela demissão em massa e a crise econômica que ela irá alavancar.

A mídia e o governo não mostraram ainda a gravidade que se aproxima com a extinção da água potável dos principais reservatórios, o que não significa que em anos seguintes, o armazenamento não seja recuperado. Cabe a população agilizar suas tarefas e gerir a pouca água que resta. Mesmo que chova o dobro do que foi perdido nos últimos dois anos, as represas demorariam, pelo menos cinco anos, para recompor o que foi perdido.
São Paulo está à beira do colapso, mas como sempre, acreditamos em dias melhores, ou na chuva que cairá. E isso terá um preço muito alto a ser pago por todos.
Não existe milagre, mas sim planejamento. E planejamento é o que menos fizeram nos últimos anos para com a água de São Paulo.

Via De Olho no Tempo

Quem escreve

Deixe sua opnião aqui!

Sustentabilidade
 
Fotos – Prefeitura da Cidade do México Mais de mil pilares de viadutos já foram transformados pelo projeto Via verde na Cidade do México. O cinza foi substituído pelo verde dos jardins verticais de um projeto chamado Via Verde. A primeira etapa do projeto foi inaugurada em julho de 2016, pela Prefeitura Municipal, e em 2018 atingiu mais de 60 mil metros quadrados de jardins espalhados pela cidade, com toda a estrutura feita a partir de material reciclável. A proposta do projeto é promover uma melhor qualidade do ar e dar cara nova a paisagem urbanística. Além de embelezar
 
Publicado em 16 de outubro de 2018
A ameaça ao meio ambiente causada pelo processo de produção, consumo e desperdício de alimentos não é reconhecida por 91% dos consumidores. A constatação é da organização ambiental WWF, em levantamento com 11 mil pessoas de dez países, entre eles o Brasil. A pesquisa divulgada nesta terça (16), considerado Dia Mundial da Alimentação, mostra que, apesar do sistema alimentar ser o maior consumidor de recursos naturais e também o maior emissor de gás de efeito estufa, a maioria dos entrevistados, principalmente jovens, não faz a conexão deste processo com a ameaça à natureza. De acordo com o estudo, 40%
 
Publicado em 5 de julho de 2018
Marcelo Safadi    Estamos assistindo a um grande esforço global para compreender e suportar os movimentos migratórios para os países desenvolvidos. Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos se mobilizam e se mostram atônitos diante do dilema de criar políticas públicas e acordos multilaterais sobre a ética no acolhimento destas populações. Entre a agressividade Americana e o desconforto Alemão, estão milhões e habitantes do planeta acometidos por pobreza e conflitos locais. Entre bilhões de dólares, euros e libras investidos nas estruturas de apoio, ou na construção de muros e até mesmo em sistema de deportação, não se escuta sobre um centavo
 
Publicado em 22 de junho de 2018
O desmatamento no cerrado subiu 9% em 2017 em relação ao ano anterior, mostram dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgados nessa quinta-feira (21) no Ministério do Meio Ambiente. No ano passado, 7.408 quilômetros quadrados de savana tombaram diante da expansão da agropecuária no Brasil, contra 6.777 quilômetros quadrados em 2016. Para comparação, em 2017 a Amazônia perdeu 6.947 quilômetros quadrados – cerca de 6,5% menos do que o Cerrado. O dado parece uma péssima notícia, e é. Mas há um lado positivo: pela primeira vez, agora, é possível comparar os números da destruição na savana mais
 
Publicado em 8 de junho de 2018
O medicamento descartado de forma incorreta, no lixo comum ou no vaso sanitário, pode chegar onde menos se imagina: no chão que você pisa, na água que você bebe, no alimento de cada dia, causando sérios danos ao meio ambiente e à sua saúde. Um sério problema ambiental que está tomando proporções cada vez maiores. Desde 1992, a Farmácia Artesanal é pioneira no apoio de causas socioambientais e, em 2011, criou a campanha focada no Descarte Inteligente de Medicamentos. Já foram mais de 6 toneladas de medicamentos coletadas nas lojas da rede e todas receberam o destino correto de
 
Publicado em 5 de junho de 2018
Em entrevista ao O Brasil Rural, o Conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Lucas Prates, quando ele expõe sobre o que pode significar a alteração na legislação dos produtos agrotóxicos. Os projetos de lei 6299/02 e 6670/16 propõem a mudança na legislação, começando pelas alterações na nomenclatura dos produtos agrotóxicos, que passariam a se chamar produtos fitossanitários ou produtos de controle ambiental.  “Estão tentando dar um caráter inofensivo a esses produtos, quando a gente sabe que eles são tóxicos, eles são venenos”, afirma o conselheiro. O especialista ressalta que “É importante falar que a gente
 
Publicado em 4 de junho de 2018
Foto: Ricardo Gomes   Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), existem hoje 2,1 bilhões de pessoas sem acesso a água potável no mundo e 80% dos esgotos são despejados no meio ambiente sem tratamento, poluindo fontes limpas de água. Uma das maiores problemáticas ambientais, políticas e sociais das sociedades modernas, a temática da água não poderia ficar de fora da 20° edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica). Em seu segundo ano no Festival, a Mostra Saneago se dedica exclusivamente à temática da água e proporciona discussão sobre a preservação de recursos hídricos, consumo consciente e
 
Publicado em 30 de Maio de 2018
Em sua vigésima edição, o Fica 2018 revisita o legado que deixou em seus anos de existência na história da defesa do meio ambiente. A ideia foi do jornalista André Trigueiro, que é consultor do Fórum Ambiental deste ano. Nesta edição, a programação oferece três mesas de Meio Ambiente, que trazem os temas A Nova Energia, As Novas Cidades e A Nova Espiritualidade. A ideia central do Fórum Ambiental é debater o que há de novo por meio do resgate do que se instigou e influenciou nos últimos anos. Para Trigueiro, o Fica, em duas décadas de existência já abriu caminhos para uma
 
Publicado em 22 de Maio de 2018
Foto: João Vila Uma expedição está percorrendo o País para atualizar o mapa dos biomas brasileiros em uma escala cartográfica com maior resolução, o que vai permitir definir com mais detalhes os limites entre eles. O objetivo é criar um mapa na escala cartográfica de 1:250.000, em que 1 centímetro corresponde a 2,5 quilômetros (km). O atual, publicado em 2004, tem escala de 1:5.000.000, ou seja, cada centímetro equivale a 50 km. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, a Expedição Biomas vai fazer um minucioso trabalho
 
Publicado em 18 de Maio de 2018
Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que, para atender ao crescimento populacional e às novas demandas por alimentos, a produção mundial de cereais terá que aumentar cerca de 1 bilhão de toneladas até o ano 2030. Esse aumento previsto dependerá prioritariamente da disponibilidade hídrica para suprir as demandas de irrigação, que será responsável por atender cerca de 80% dessa produção adicional de alimentos que ocorrerão entre 2001 e 2025. Com estimativa atualizada de cerca de 7 milhões de hectares irrigados, o Brasil é um dos poucos países do mundo, se não
 
Publicado em 15 de Maio de 2018
(Fotos: Divulgação/Facebook EcomAmor)   A EcomAmor nasceu em 2016 a partir da ideia de que o cultivo da terra e dos alimentos pode promover relacionamentos mais saudáveis com o nosso corpo, com nossos amigos e vizinhos, e com o meio ambiente onde vivemos. Unidos por esse propósito, o grupo reúne mais de 100 voluntários, que juntos já fizeram 17 hortas urbanas em escolas e áreas públicas, entre outras ações como oficinas, dias de campo e elaboração de materiais informativos. A EcomAmor é uma associação sem fins lucrativos e, por isso, depende de doações para que o projeto se mantenha
 
Publicado em 8 de Maio de 2018
DO OC – Parem as máquinas! Na última quarta-feira (2), a Instituição Scripps, na Califórnia, anunciou que a concentração máxima de gás carbônico na atmosfera da Terra superou pela primeira vez na história a marca das 410 partes por milhão. Previsivelmente, o noticiário se encheu de superlativos: “recorde”, “jamais visto antes”, “da última vez que isso aconteceu os humanos não existiam”. Exagero? De forma alguma. Novidade? Tampouco. Em 2015, quando essa mesma marca superou a cabalística cifra de 400 partes por milhão na média anual, nós no OC já tentamos botar o dado em perspectiva. Nunca antes nos 250 mil anos de
 
Publicado em 24 de Abril de 2018
(Fotos: BBC) A canoa solar que ajuda comunidades a navegar sem gasolina na Amazônia. Mito ou história genuína? O certo é que essa visão se transformou recentemente em uma realidade para um grupo de comunidades achuar. Desde abril de 2017, uma canoa alimentada por energia solar percorre 67 km pelos rios Capahuari e Pastaza e liga cerca de mil pessoas divididas em nove assentamentos isolados que vivem em suas margens. Para os mais pequenos, viajar na canoa é um acontecimento especial. “Meus pais, meus avós sonharam com isso. O sonho é uma mensagem. Os achuar conhecem pelos sonhos. O sonho
 
Publicado em 23 de Abril de 2018
A definição dos conselheiros que vão compor o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro) é o tema das reuniões que o secretário da Secima, Hwaskar Fagundes, tem realizado com os diferentes setores da sociedade envolvidos no processo. Os quatro conselheiros devem ser indicados por esses colegiados, formados por representantes do governo estadual; presidentes das câmaras municipais de toda a Região Metropolitana de Goiânia (RMG); Assembleia Legislativa; Universidades; setor privado, Crea e CAU. Durante a manhã, as reuniões envolveram o setor privado, as universidades e os conselhos de engenharia e arquitetura. À tarde, foi a vez do secretário se
 
Publicado em 23 de Abril de 2018
Gláucia Miranda usa máscara especial contendo uma leitura da qualidade do ar na Av. Paulista, como parte do projeto Unmask my City, sobre qualidade do ar (Foto: John Spaull – 7/4/17/Flickr/Climate Visuals)   DO OC – Reduzir as emissões de gases de efeito estufa faz bem para a saúde. Isso você já sabe. Mas um estudo publicado no último dia 19 de abril pela revista científica Nature Climate Change estimou o benefício: é possível salvar a vida de até 153 milhões de pessoas antecipando – e intensificando – a redução do carbono liberado para a atmosfera nas próximas décadas,
 
Publicado em 13 de Abril de 2018
Secas e chuvas excessivas. Calor e frio severos. As mudanças climáticas estão se intensificando e são irreversíveis, apontam estudos. Em Goiás, a sensação é de que, a cada ano, os dias estão mais quentes, não é mesmo? Mas não é só sensação não, afirmam especialistas. 2016 foi o ano mais quente da história desde o início dos registros globais, no século XIX. A informação é da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e três das principais agências de monitoramento do clima do mundo – a Nasa e a Noaa, dos EUA, e o Met Office, do Reino Unido. A temperatura média
 
Publicado em 28 de Março de 2018
A Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova Agricultura Sustentável) promove no dia 03 de abril um encontro “Diálogo: Irrigação e Sustentabilidade em Goiás”, a partir das 8h30, em Goiânia. O evento reúne pesquisadores e autoridades do setor de recursos hídricos e pesquisa agropecuária para discutir problemas enfrentados pelo setor produtivo, que afetam diretamente os produtores rurais e, indiretamente, toda a sociedade: a escassez hídrica e a insegurança na cadeia produtiva. Para o presidente da Aprova Agricultura Sustentável, Celso Lopes, esse é um momento para diálogo e importantes decisões entre representantes dos agricultores irrigantes, dos órgãos ambientais e
 
Publicado em 28 de Março de 2018
(Foto: Bento Viana – WWF Brasil) O Projeto Biomas foi apresentado durante o 8º Fórum Mundial da Água como exemplo da parceria público-privada (PPP) entre a Embrapa e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O pesquisador José Felipe Ribeiro, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) mostrou que o Projeto promove pesquisa nos seis biomas brasileiros para apresentar ao produtor rural modelos de uso das árvores em sistemas produtivos. “A mão que produz é a mesma que conserva”. A partir dessa afirmação, o pesquisador da Embrapa Cerrados, também coordenador do Projeto Biomas no Cerrado, falou sobre o protagonismo
 
Publicado em 23 de Março de 2018
A Hora do Planeta é a maior mobilização do mundo na conscientização sobre as mudanças climáticas e já faz parte do calendário brasileiro em muitas cidades. Ao contrário dos outros anos, até o momento nenhuma cidade goiana confirmou participação no evento. Apenas a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Goiás, o Passeio das Águas Shopping e o McDonald’s confirmaram ações para o evento, que este ano, a data de mobilização acontece no dia 24 de março (sábado). A edição deste ano traz uma grande novidade: pela primeira vez, a campanha terá uma estratégia de três anos, até 2020,
 
Publicado em 21 de Março de 2018
O consumo mundial de água aumentou seis vezes durante o século passado, o dobro da taxa de crescimento populacional, e a escassez é agora um desafio ameaçador para a humanidade, devido a uma série de fatores que vão desde mudanças climáticas e poluição até a falta de capacidade e infraestrutura. Em uma mensagem de vídeo dirigida ao 8º Fórum Mundial da Água, realizada em Brasília, o Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva, advertiu que dois terços da população mundial vivem em condições de escassez severa de água, pelo menos durante uma parte do ano. Isso tem um impacto
 
Publicado em 20 de Março de 2018
A Fundação Renova leva ao 8º Fórum Mundial da Água (FMA), realizado até 23 de março, em Brasília (DF), as experiências e os resultados parciais dos programas de reparação dos impactos do rompimento da barragem de Fundão, desde Mariana (MG) até a foz do rio Doce (ES). Representantes da entidade vão ministrar palestras e integrar painéis sobre as frentes que envolvem monitoramento da qualidade de água, manejo de rejeitos, tratamento de água e infraestrutura de saneamento, recuperação de nascentes e retomada de atividades produtivas. Entram em foco também parcerias internacionais, como a atuação da  União Internacional para a Conservação da Natureza  (IUCN, sigla em inglês), instituição
 
Publicado em 16 de Março de 2018
O projeto está sendo desenvolvido pelo estudante do curso de Sistema de Informação da Ufersa Angicos, Arlan de Medeiros, com o auxílio do aluno de Ciência e Tecnologia, Moisés Medeiros. A orientação é dos professores Nildo Dias e Osvaldo Nogueira (Foto: Arquivo)   Uma equipe interdisciplinar, formada por professores e alunos dos Campi da Ufersa de Mossoró e Angicos, está desenvolvendo um aplicativo Android batizado de “QWater” para interpretar relatórios de qualidade de água para fins de irrigação. O aplicativo irá estimar os riscos de salinidade, a toxidez de iônica, riscos de obstruções de gotejadores na irrigação localizada e
 
Publicado em 16 de Março de 2018
Pela primeira vez no Hemisfério Sul, a 8ª edição do Fórum Mundial da Água vai começar neste domingo (18), em Brasília, e segue até a sexta-feira (23). Para debater o tema “Compartilhando Água”, são esperados gestores, autoridades e pesquisadores de todo o mundo, além de representantes da sociedade civil. O objetivo do evento, que ocorre a cada três anos, é promover a conscientização e a discussão do futuro da água, um dos bens mais importante do planeta e que está em risco, além de propor saídas para os problemas de gestão do recurso. Com a missão de realizar um
 
Publicado em 14 de Março de 2018
Por meio da Resolução nº 8/2018, a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou teste de redução da descarga mínima da usina hidrelétrica (UHE) de Serra da Mesa (GO). Com isso, o volume mínimo de água liberado pela barragem passa de 300 metros cúbicos por segundo para 100m³/s, em termos diários, até 26 de abril, desde que a Resolução nº 129/2011 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) seja respeitada. De acordo com o documento da ANA, a operação do reservatório de Serra da Mesa deverá liberar volumes de água suficientes para garantir o atendimento das vazões mínimas das hidrelétricas
 
Publicado em 2 de Março de 2018
O Paraná será pioneiro na geração de energia a partir da combinação entre lodo de esgoto e resíduos orgânicos. É que nos próximos dias uma usina dentro focada nesta linha de atuação será instalada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O empreendimento, que foi idealizado pela CS Bioenergia – formada pela Sanepar e pelo grupo Cattalini Bio Energia – já recebeu Licença de Operação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e agora aguarda apenas a autorização da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Após isso, a usina terá capacidade para gerar 2,8 megawatts de energia elétrica, o
 
(Foto: Bento Viana – WWFBrasil) Durante o Fórum Econômico Mundial, realizado no início deste ano, em Davos, na Suíça, mais empresas anunciaram apoio ao Manifesto do Cerrado, lançado por uma coalizão de cerca de 60 organizações ambientalistas – entre elas, Greenpeace Brasil, Imaflora, IPAM, TNC e WWF – em setembro de 2017. Com as novas adesões, chega a 61 o número de companhias que se comprometem a combater o desmatamento no Cerrado. Desde outubro de 2017, quando 23 corporações globais anunciaram apoio ao Manifesto, a quantidade de adesões triplicou. Entre os novos signatários estão Casino Group, Danone, Mondelēz International
 
Foto: Mike Hutchings/Reuters Depois de três anos seguidos de seca, a Cidade do Cabo, na África do Sul, pode se tornar a primeira metrópole moderna do mundo a ficar sem água. Segundo informações da prefeitura, a seca é resultado de uma seca severa que reduziu os níveis dos reservatórios a 32%, em meados do mês de dezembro de 2017. As autoridades locais prvêem que a data do “Dia Zero”, no qual o nível das represas chegará abaixo dos 13,5% e as torneiras serão fechadas, está próximo. Depois de um intenso racionamento do consumo do setor agrícola, as autoridades locais da
 
Em um momento que a questão hídrica tem levantado uma série de discussões pelo país, Brasília se prepara para receber o maior evento global sobre água: o 8° Fórum Mundial da Água entre os dias 18 a 23 de março de 2018. São esperados cerca de 30.000 representantes de mais de 100 países para discutir temas relacionados aos recursos hídricos e promover a maior conscientização coletiva a respeito dos temas ligados a água. Com o tema “Compartilhando Água”, o Fórum ocorre pela primeira vez no hemisfério Sul. Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum é uma oportunidade
 
Publicado em 14 de Maio de 2017
Via: WikiParques O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) é um dos maiores eventos sobre conservação da natureza na América Latina e 2018 marcará a sua nona edição. O IX CBUC trará novidades, em uma proposta que traz temas contemporâneos para o debate, utilizando a tecnologia a favor dos congressistas num ambiente de sustentabilidade. Com o tema “Futuros Possíveis: Economia e Conservação”, o congresso irá apresentar em sua programação a relação entre o cenário econômico atual e futuro e a conservação da natureza, com o objetivo de evidenciar que o desenvolvimento socioeconômico não só não é um empecilho para
 
Publicado em 16 de Março de 2017
Troncos de eucaliptos estão colaborando para trazer mais vida ao rio Mangaraí, que fica em Santa Leopoldina, na região serrana do Espírito Santo. A técnica usada pela primeira vez no Brasil já ampliou em mais de 80% a quantidade de peixes no rio. É a natureza se regenerando a partir da própria natureza. Os resultados se tornaram visíveis quase um ano após o início do projeto Renaturalize, em um trecho de 200 metros do rio Mangaraí, um dos principais afluentes do rio Santa Maria da Vitória, que abastece a Grande Vitória. A tecnologia foi trazida da Inglaterra e inicialmente
 
Publicado em 15 de Março de 2017
O Brasil aprovou junto à Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, sediada na Suíça, três novas propostas para sítios Ramsar. O Parque Nacional de Anavilhanas (AM), o Parque Nacional do Viruá (RR) e a Estação Ecológica do Taim (RS) serão os novos sítios, aumentando de 13 para 16 o número de áreas reconhecidas pela convenção internacional. A certificação ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2017, em data a definir. A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, mais conhecida como Convenção Ramsar , estabelece marcos para ações nacionais e para a cooperação entre países com o objetivo de promover a
 
Publicado em 7 de Março de 2017
Foi na Goiás das melhores e perenes memórias da infância que a designer de joias Adeguimar Arantes ergueu a casa que tem tudo a ver com o modo de vida pelo qual optou há mais de 30 anos e se mostrou essencial para seu processo criativo. A cem quilômetros da turística Caldas Novas, a autenticamente goiana Nova Aurora devolveu à joalheira uma experiência que é privilégio de poucos. Ali, os moradores valorizam e praticam o conceito de solidariedade e são guardiões de uma cultura cada vez mais escassa. Na casa erguida pouco a pouco a partir da cuidadosa desconstrução
 
O forte aumento do número de parques eólicos instalados no Brasil fez o país subir mais um degrau no ranking dos países com maior geração eólica. O Global World Energy Council (GWEC) divulgou no dia 10 deste mês, seu “Global Wind Statistics 2016”, no qual o Brasil aparece em nona colocação na lista das nações com mais capacidade instalada total de energia eólica, somando 10.740 MW, à frente da Itália . Em relação ao ano passado, o país avançou uma posição e agora já responde por 2,2% da capacidade global. No ranking de nova capacidade instalada no ano, o Brasil
 
Cônsul Honorário da Alemanha no Brasil, Georg Johannes Kampik tem uma agenda em Goiás voltada para a implantação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As atividades começaram na sexta-feira, dia 17, no município de Alto Paraíso, onde os 17 ODS serão implantados. A agenda incluiu reuniões com os prefeitos de Alto Paraíso e Cavalcante, onde Kampik realizou uma série de visitas e encontros para avaliar o potencial turístico e econômico da região. O cônsul também acompanhou apresentações sobre a importância da biodiversidade na Chapada dos Veadeiros e sobre o Projeto Território do Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.
 
Ministério do Meio Ambiente realiza oficina para analisar formas de garantir benefícios socioambientais na implementação do REDD+. Os povos tradicionais e a sociedade civil discutiram com o governo formas de aprimorar as medidas de redução de emissões provenientes do desmatamento e da degradação florestal. O conceito, conhecido como REDD+, reúne também o aumento de estoques de carbono florestal e foi tema de oficina realizada na semana passada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a participação de representantes de outros órgãos federais e estaduais. O grupo definiu as diretrizes e analisou formas de potencializar os benefícios socioambientais e prevenir
 
Tóquio – A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 pediu aos cidadãos no Japão que doem seus velhos aparelhos eletrônicos, como smartphones e computadores, para usar o metal para fabricação das medalhas olímpicas. O comitê organizador convidou à nação japonesa para “desempenhar seu próprio papel” nos preparativos do evento com uma campanha de recolher os aparelhos que terá início no próximo mês de abril, explicou na semana passada à Agência Efe um porta-voz do comitê. A expectativa é arrecadar oito toneladas de metal para as 5 mil medalhas que serão entregues para os atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “Os computadores e smartphones
 
São Paulo – Um engradado com garrafas de cervejas vazias era facilmente encontrado nos lares brasileiros anos atrás, quando era comum trocar os cascos em adegas ou supermercados. O hábito parece, aos poucos, estar voltando – ou pelo menos é nisso que aposta a Ambev , dona de algumas das marcas mais consumidas do país, como Skol , Brahma e Antarctica .      Há dois anos, a companhia investiu em uma fábrica de vidros, no Rio de Janeiro, para reciclar as embalagens retornáveis. Por meio dela, um único vasilhame é reutilizado até 20 vezes. Conheça o processo de reutilização das garrafas da Ambev por meio das
 
Dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem o Programa que tem como meta fazer de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, um município referência em economia sustentável e inovação começaram a ser discutidos pela Emater e a Secretaria de Meio Ambiente. A parceria para o cumprimento dos dois objetivos, Erradicação da Fome e Agricultura Sustentável (ODS #2) e Produção Sustentável (ODS #12) começa a ser definida. O programa é realizado pelo Governo de Goiás com parceria da Prefeitura de Alto Paraíso e apoio da Associação Awaken Love. A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão
 
Publicado em 28 de Janeiro de 2017
A instalação de painéis residenciais de captação de energia solar é uma opção de investimento que permite economia na conta de luz e independência das distribuidoras de eletricidade. O sistema fica em R$ 16 mil, segundo a coordenadora da campanha de Energias Renováveis da organização não governamental (ONG) Greenpeace, Bárbara Rubim. “É um valor alto, se a pessoa tiver que fazer esse investimento à vista. Mas é um investimento que vai se pagar em uma média de sete anos e gerar retorno para a pessoa. É um investimento que você está fazendo no seu imóvel”, ressaltou Bárbara em entrevista à Agência
 
Programa de controle de emissões valeria para o volume de biocombustíveis destinado à frota de veículos leves   As ações do Brasil para cumprir as metas climáticas acertadas na COP 21, realizada no ano passado em Paris , começam a tomar forma. O País se comprometeu a cortar em 43% as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) até 2030, tendo como base as emissões de 2005. Uma das propostas envolve biocombustíveis, principalmente o etanol , e deve integrar o RenovaBio, programa do governo federal lançado esta semana que pretende impulsionar a produção de combustíveis não fósseis. A ideia é fixar
 
Se 2016 não foi lá um ano bom em muitas frentes, para as energias renováveis houve avanços significativos. Os países emergentes  tomaram a liderança decisiva na adoção de fontes limpas, acrescentando 18% mais capacidade de geração de energia renovável do que as nações mais ricas. O dado é do Climatescope, o índice anual de competitividade em energia renovável, lançado nesta quinta-feira (15)  pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF). O estudo analisa o setor de energia renovável em 58 mercados emergentes na África, América Latina e Caribe. Juntos, os emergentes adicionaram 69,8 gigawatts de nova geração de energia eólica, solar, geotérmica, entre outras, em 2015 – o
 
O objetivo é garantir que a destinação final das lâmpadas fluorescentes esteja ambientalmente adequada com a Política de Resíduos Sólidos.   ELIANA LUCENA O Ministério do Meio Ambiente recebeu vinte novas adesões ao Acordo Setorial para implantação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista. A lista de fabricantes que aderiram a esta iniciativa praticamente dobrou e ainda há outros processos em andamento. O Acordo Setorial foi firmado no dia 27/11/2014 e publicado no Diário Oficial de 03/12/2015. Seu objetivo é garantir que a destinação final dos resíduos dessas
 
Para incentivar o consumo responsável dos recursos naturais, a marca de água mineral Crystal desenvolveu um projeto que transforma abrigos de ônibus em coletores de chuva em Curitiba (PR). A ideia é que o mobiliário urbano funcione como purificador de água e bebedouro para a população. A tecnologia foi instalada em frente ao portão de entrada da PUC, um dos pontos de maior movimento na capital paranaense. A estrutura ofereceu água limpa e tratada, duplamente filtrada, captada das chuvas para quem circulou pela região entre os dias 22 novembro a cinco de dezembro. “Aliar campanhas inovadoras de mídia exterior
 
Já pensou em encher o tanque do carro com esgoto ? Em breve, isso será possível. Cientistas descobriram como transformar os resíduos que seguem vaso sanitário abaixo em combustível . A tecnologia, chamada de liquefação hidrotérmica (HTL, na sigla em inglês), imita as condições geológicas que a Terra utiliza para criar petróleo bruto, usando altíssimas temperaturas e muita pressão. O processo consegue em minutos algo que a natureza leva milhões de anos para fazer. Segundo os pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL) , associado ao Departamento de Energia dos EUA, o material resultante é semelhante ao petróleo bombeado do solo, com uma pequena quantidade de água e
 
Publicado em 8 de setembro de 2016
O ambiente urbano é notavelmente mais quente. A diferença de temperatura entre as áreas urbanas e as zonas rurais pode chegar a 4-5ºC. Esse contraste térmico, associado às ilhas de calor urbanas, pode provocar alterações na umidade do ar, nas chuvas e vento . As cidades têm estrutura que favorecem seu aquecimento: edifícios, indústrias e área asfaltada. O que, aliado aos recordes consecutivos do aquecimento global,  faz com que se busque novas estratégias para restringir o avanço dos termômetros nas cidades. Na Suíça, a estratégia é plantar árvores. É disso que trata um projeto piloto realizado no município mais quente da Suíça:  Sion . Segundo o Serviço de Urbanismo e Cidadania da prefeitura , a temperatura média de Sion subiu
 
Publicado em 30 de agosto de 2016
Pesquisadores do MIT ) com apoio da Ford Motor Company desenvolveram um sistema que coleta dados de localização dos telefones celulares para inferir padrões de mobilidade urbana. Esses dados, tradicionalmente obtidos por meio de pesquisas origem-destino, embasam as decisões sobre o desenvolvimento de novas infraestruturas de transporte. No entanto, mesmo uma ampla pesquisa cobre apenas uma pequena amostragem da população de uma cidade. E leva um longo tempo para ser consolidada e analisada. O novo sistema fornece dados mais precisos e atualizados sobre a mobilidade urbana e pode rapidamente determinar se as medidas para atender às necessidades de transporte de uma cidade
 
Publicado em 29 de agosto de 2016
O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lançou na sexta-feira, 26 de agosto, em Brasília, o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) do Cerrado, um projeto para conservação deste bioma. Com duração prevista de cinco anos, o programa tem o objetivo de preservar o bioma, sua fauna e sua flora. A iniciativa, que recebeu recursos de US$ 7 milhões, deve ir até julho de 2021. Segundo o IEB, o fundo é administrado pela Conservação Internacional, que tem como parceiros a Agência Francesa de Desenvolvimento, o Banco Mundial, a Fundação John D. e Catherine T. MacArthur, o Fundo
 
Publicado em 24 de agosto de 2016
Uma moradora de Curaçá, região da caatinga da Bahia, conseguiu registrar no domingo passado, 19, um vídeo de uma ararinha-azul voando na natureza. De acordo com o diretor da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil ( SAVE Brasil ), Pedro Develey, é possível confirmar a espécie da ave pelo grito gravado junto com as imagens, que, de acordo com ele, é bastante característico. A ararinha-azul foi identificada no sábado 18, e pelo menos seis pessoas teriam visto a ave em momentos diferentes. Segundo o comunicado oficial da organização, divulgado pelo site do jornal  O Estado de S.Paulo , “o primeiro a avistar a ave foi o agricultor
 
Publicado em 21 de agosto de 2016
Inspirados no modus operandi das abelhas que levam pólen à colmeia, os drones podem ser usados para coletar poluição do ar e depois transformar as partículas nocivas em material para impressão 3D, como demonstrará um projeto espanhol de pesquisa, recém-selecionado em uma competição mundial. Denominado UrbanBees (abelhas urbanas, em inglês), este inovador sistema de combate à poluição, criado por um grupo de quatro alunos de engenharia aeroespacial da Universidade Politécnica de Madri (UPM), foi selecionado para disputar a fase final da competição internacional “Tsinghua-Santander World Challenges of the 21st Century”. Apenas nove equipes passarão à última fase deste desafio promovido
 
Publicado em 20 de agosto de 2016
Os entusiastas da energia hidrelétrica estão tentando mostrar o cancelamento de São Luiz do Tapajós, no Pará, como algo extremamente prejudicial ao país, que poderá “sujar” nossa matriz, levando ao aumento do uso das termelétricas. Isso não é verdade. Pelo contrário, o cancelamento de São Luiz do Tapajós representa a oportunidade para o Brasil colocar de vez um pé no futuro e investir nas energias renováveis verdadeiramente limpas, como a solar e a eólica. Energia hidrelétrica que custa o desmatamento da floresta, a morte de milhares de animais que vivem nesses locais, o deslocamento forçado de pessoas que dependem
 
Publicado em 17 de agosto de 2016
Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta terça-feira (2), o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, fez um alerta à população para que evitem queimadas desnecessárias em áreas de matas, o que pode contribuir para elevar os casos de incêndios florestais principalmente nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. “A seca dos dois últimos anos fez com que o Brasil tivesse, nos últimos meses, a maior quantidade de incêndios registrados até hoje para esta época. Este, que é um período tradicionalmente seco, está apenas começando. A situação tende a piorar. Corremos o risco de
 
Publicado em 1 de agosto de 2016
A 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2016), vai ser realizada de 16 a 21 de agosto, na cidade de Goiás. A secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, garante que no ano em que atinge a maioridade, o festival está mais conectado com a comunidade, focado na valorização de Goiás, do cinema e do Cerrado, como a grande fronteira alimentar do mundo. Raquel explica que os fóruns do festival terão três eixos principais: governança territorial, preservação ambiental e segurança alimentar. A programação é composta por seis mostras de cinema (Mostra Competitiva, 8ª Mostra
 
Publicado em 24 de Maio de 2016
Portugal está a pouco de conquistar parte de uma energia elétrica 100% renovável
 
Publicado em 4 de Abril de 2016
O Brasil já está na lista de maiores produtores de energia eólica do mundo.
 
Publicado em 18 de Março de 2016
Microrganismo foi encontrado em usina de reciclagem de lixo no Japão. Molécula da criatura pode ser usada para tratar problema de poluição sólida.
 
Células orgânicas solares demandam 20 vezes menos energia em seu processo de fabricação
 
Publicado em 26 de Janeiro de 2016
Pelo menos 663 milhões de pessoas não têm acesso à água potável
 
Publicado em 14 de Janeiro de 2016
Risco de faltar energia é quase zero em todo o País, com Sul e Sudeste livres de ameaça de ‘apagão’
 
Publicado em 10 de Janeiro de 2016
Produto de fibras naturais da Amazônia, como a malva e a juta, possui uma argamassa que inclui areia, resíduos de cerâmica e pouco cimento
 
Publicado em 3 de Janeiro de 2016
Decisão histórica feita por 193 países para transformar o mundo e o planeta entra em vigor oficialmente
 
Publicado em 2 de Janeiro de 2016
Os tornados nos Estados Unidos, quedas de neve no México e inundações na América do Sul e Inglaterra alertam sobre a gravidade do problema, segundo Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres.
 
Atualmente, o Brasil tem parques eólicos com a capacidade instalada para produzir 8,2 mil MW
 
As empresas devem depositar cerca de R$ 2 bilhões em 30 dias para serem usados no plano de recuperação de danos
 
Iniciativa visa comprometimento de candidatos a prefeito em todo o país com a redução de perdas de água nos sistemas urbanos de distribuição
 
Os signatários prometeram trabalhar em direção a um acordo que coloque uma taxa mundial sobre extração de combustíveis fósseis
 
Publicado em 6 de dezembro de 2015
Complexo de hidrelétricas pode induzir desmate de até 3 milhões de hectares de florestas e afetar mais de 30 terras
 
Publicado em 5 de dezembro de 2015
A indústria global de carnes pela primeira vez entrou em acordo sobre o papel que pode desempenhar para mitigar as mudanças climáticas. 
 
A declaração foi feita pela presidenta Dilma Rousseff na abertura da COP21, nesta segunda-feira, em Paris
 
Estima-se terem sido salvos mais de 6 mil peixes de 20 diferentes espécies
 
Secretaria de Meio Ambiente acredita que incêndio é criminoso
 
Há muitos projetos e instituições espalhadas com propostas interessantes de ensino
 
Edital seleciona instituições que vão compor turmas com total de 1.400 estudantes
 
Leilão de renováveis traz 1,4 GW para a matriz energética. A passos lentos, o Brasil ruma à expansão da energia limpa
 
Governos federal e estadual estudam a base legal para tomar as providências cabíveis, afirma a ministra do Meio Ambiente
 
A restauração de florestas faz parte das contribuições brasileiras para novo acordo mundial focado nas mudanças climáticas
 
Publicado em 6 de novembro de 2015
Produtores de todo o País terão até 7 de dezembro para enviar material.
 
Publicado em 4 de novembro de 2015
Washed Ashore, dos Estados Unidos, é responsável pelas incríveis figuras
 
Publicado em 3 de novembro de 2015
Existem grandes documentários sobre causas ambientais
 
Publicado em 30 de outubro de 2015
Informação foi divulgada por cientistas de instituto dos Estados Unidos
 
Publicado em 30 de outubro de 2015
Abertura oficial acontece na terça-feira (3/11) às 15h, com a presença da ministra do Meio Ambiente
 
Publicado em 29 de outubro de 2015
Este é o primeiro balanço negativo da companhia nos últimos 15 anos
 
Publicado em 27 de outubro de 2015
A OMS alertou que é preciso com urgência reduzir as emissões de dióxido de carbono, de carvão negro, do gás metano e outros poluentes
 
Publicado em 26 de outubro de 2015
A Culinary Misfits procura levar consciência sobre o desperdício ao público com workshops
 
Publicado em 25 de outubro de 2015
Em cada incursão, ao menos dez sacos de 100 litros ficam lotados
 
Publicado em 22 de outubro de 2015
O evento busca debater modelos exemplares e que deram certo em outros países
 
Publicado em 22 de outubro de 2015
O objetivo da política pública norueguesa é reduzir a poluição
 
Publicado em 20 de outubro de 2015
Desvalorização de commodities acontece no mundo todo e diminui incentivo à prática
 
Publicado em 18 de outubro de 2015
Os compostos químicos influenciam organismos desde a gravidez e aumentam em até 64% os riscos de surgimento de diabetes
 
Publicado em 16 de outubro de 2015
Documento elaborado por 120 cientistas de todo o mundo discute mudanças climáticas no Rio de Janeiro
 
Publicado em 14 de outubro de 2015
Fazer um brinquedo com o filho é uma forma de ensiná-lo a ser menos consumista
 
Publicado em 13 de outubro de 2015
O investimento total no Complexo Fontes foi de cerca de R$ 660 milhões e vai gerar 340 GWh por ano
 
Publicado em 12 de outubro de 2015
A Zona Costeira Marinha do Brasil se estende, na sua porção terrestre, por mais de 8.500 kmO projeto envolve cerca de 500 milhões de crianças entre oito e 14 anos de idade em escolas de todos os continentes
 
Publicado em 9 de outubro de 2015
Três personalidades veganas vão desafiar qualquer pessoa interessada a aceitar o desafio para conhecer mais sobre o vegetarianismo
 
Publicado em 8 de outubro de 2015
10 curiosidades interessantes sobre os animais que você provavelmente ainda não sabia
 
Publicado em 7 de outubro de 2015
Evento é o maior do gênero no planeta e vai ocorrer em Brasília
 
Publicado em 3 de outubro de 2015
Mudanças climáticas e aquecimento global contribuem e geram alertas
 
Publicado em 2 de outubro de 2015
A polêmica pode mudar o uso do combustível e interferir no futuro automobilístico, segundo especialistas
 
Publicado em 1 de outubro de 2015
Maringá lidera o ranking, com 94% do esgoto tratado
 
Para os parlamentares, o projeto contribuirá para educar a população com relação ao correto descarte dos resíduos sólidos
 
Equipes brasileiras foram ao oriente receber instruções sobre procedimentos
 
Ela está sendo considerada um rascunho de 3,5 bilhões de anos de história de como evoluímos e divergimos.
 
A organização promove a coleta seletiva de resíduos orgânicos em dez grandes restaurantes de São Paulo
 
Encontro do pontífice com o presidente dos EUA, Barack Obama, se deu em 23 de setembro
 
Aves marinhas confundem os restos plásticos com comida e, no organismo, o material causam perda de peso e, eventualmente, a morte
 
A empresa alterou com um software seus carros a diesel, para que os mesmos emitissem até 40 vezes menos gases durante as provas do que realmente o fazem nas ruas
 
Você já parou para pensar no tamanho da importância que as árvores têm para o nosso Planeta?
 
Durante o período de 2001 a 2012, a taxa de desmatamento no Brasil diminuiu, aproximadamente, 40%
 
Capacidade de geração de energia elétrica deve ser ampliada em 73 mil MV, com mais da metade baseada em fontes renováveis
 
Cerca de 52% das terras agrícolas mundiais estão danificadas, diz estudo.
 
Crescimento da população, a urbanização e o aumento do consumo estão por trás de tanto desperdício
 
O objetivo é arrecadar até o dia 23 de outubro R$150 mil
 
Candidatos do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela podem participar
 
Publicado em 9 de setembro de 2015
Remédio só dura até junho de 2016 e a falta preocupa especialistas
 
Publicado em 8 de setembro de 2015
Até pouco tempo, os rejeitos eram lançados em rios e córregos, gerando um problema grande de assoreamento
 
Publicado em 8 de setembro de 2015
Conquista de indígenas, legislação dá direitos de participação em decisões sobre conservação e uso dos conhecimentos tradicionais
 
Publicado em 6 de setembro de 2015
Estiagem afeta o rio Paraíba do Sul na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro
 
Publicado em 5 de setembro de 2015
Problemas na economia de Ilha Solteira, noroeste paulista, refletem tendência gerada pelos extremos climáticos cada vez mais frequentes no país
 
Publicado em 4 de setembro de 2015
Evento acontecerá entre 7 e 11 de setembro em Durban; as principais reuniões terão transmissão ao vivo
 
Publicado em 3 de setembro de 2015
O Cofundador da BrightHouse Joey Reiman é categórico ao afirmar, em seu livro “Propósito – Por que ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas”, que a Fortune 500 deveria ser substituída pela Purpose 500. A lista hoje em uso surgiu em 1955, época de prosperidade e otimismo nos Estados Unidos, quando o capitalismo guiado exclusivamente pelos lucros se apresentava como a melhor alternativa para levar o bem-estar à população. Seis décadas depois, um número crescente de companhias percebeu que basear estratégias na rentabilidade não basta, sendo importante incluir um significado maior para as operações. O alinhamento estratégico
 
Publicado em 3 de setembro de 2015
Um time de pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, acaba de concluir um estudo que mostra que o mundo tem 3 trilhões de árvores, ou seja, cerca de 422 para cada ser humano. A pesquisa, publicada na revista “Nature”, foi feita usando uma combinação de imagens em satélite, inventários de florestas e tecnologia e atualiza os dados sobre árvores que existiam até agora. A única estimativa global que se conhecia dava conta de que o planeta tinha 400 bilhões de árvores, o que dava em média 61 para cada habitante. Por outro lado, há evidências de que o
 
Publicado em 27 de agosto de 2015
A Cia do Lacre, criada em 1997, confecciona produtos originais a partir da reciclagem de fechos de latinhas e teve seu trabalho reconhecido somente no exterior.
 
Publicado em 27 de agosto de 2015
Utilizando nada menos do que 11 mil garrafas PET, Ed colocou sua casa em pé na cidade de Extrema, em Minas Gerais.
 
Publicado em 27 de agosto de 2015
Com enfoque na temática “Mudanças Climáticas”, o objetivo é a produção de animações de até 15 segundos que abordem o tema.
 
Publicado em 27 de agosto de 2015
Arquitetura de baixo impacto ambiental ganha cada vez mais adeptos.
 
Publicado em 27 de agosto de 2015
Ele calcula quantas horas de sol o teto da sua casa recebe por ano, quanto você irá economizar na conta de luz e em quanto tempo irá recuperar o investimento.
 
Publicado em 26 de agosto de 2015
Visita aconteceu durante a 9ª edição do encontro de jornalistas da Fundação Banco do Brasil
 
Publicado em 26 de agosto de 2015
Dispensando o uso de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e transgênicos, a agricultura orgânica prioriza a redução do desperdício e ajuda a manter a biodiversidade.
 
Publicado em 26 de agosto de 2015
O texto determina que fique isento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) o financiamento de equipamentos para geração de energia elétrica.
 
Publicado em 25 de agosto de 2015
Para estimular a utilização de carros não-poluentes, a administração devolverá ao contribuinte sua parte do IPVA.
 
Publicado em 25 de agosto de 2015
Há alguns passos que você pode tomar para ajudar a limitar a sua exposição a esses metais perigosos.
 
Publicado em 25 de agosto de 2015
Observatório de Torre Alta da Amazônia possui estrutura de 325 metros e permitirá o monitoramento dos efeitos das mudanças climáticas na floresta
 
Publicado em 25 de agosto de 2015
A estrutura teve seu projeto aprovado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente no mesmo mês.
 
Publicado em 24 de agosto de 2015
Toda publicação a respeito desta campanha se converte em uma muda nativa plantada pela própria floricultura em um local devastado pela mineração na Serra do Gandarela.
 
Publicado em 24 de agosto de 2015
A Associação Ambientalista Copaíba deu início a recuperação florestal em mais de 12,75 hectares em São Paulo.
 
Publicado em 23 de agosto de 2015
Governo quer recuperar 12,5 milhões de hectares de vegetação até 2035. E poderá gerar mais de 190 mil empregos
 
Publicado em 23 de agosto de 2015
Governo alemão investirá 54 milhões de euros em ações como incentivos à regularização de terras e ao reflorestamento.
 
Publicado em 22 de agosto de 2015
O cientista social Michael Löwy aborda as perspectivas da esquerda na Europa e aponta as contradições entre a lógica do capital e a preservação do meio ambiente
 
Publicado em 22 de agosto de 2015
Há 2 meses, o papa publicou a encíclica “Nossa casa comum”. Ela deverá influenciar o discurso sobre meio ambiente.
 
Publicado em 22 de agosto de 2015
via G1 “Mudanças climáticas são o fenômeno que nos obriga a sair de casa com um casaco na bolsa porque o tempo muda a toda hora”. “ Aquecimento global tem a ver com o furo na camada de ozônio”. “ Se os cidadãos comuns reciclarem o lixo, plantarem árvores e usarem filtros para gases poluentes nas descargas de seus automóveis, vamos acabar com o problema. Mas, como isso não vai acontecer, não se sabe nem se haverá mundo, planeta, daqui a 50 anos”. Quando entrevistaram 25 cidadãos brasileiros comuns e 12 especialistas da área sobre sua percepção a respeito das
 
Publicado em 22 de agosto de 2015
Quase 800 milhões de pessoas não têm acesso a água no mundo. Uma das principais saídas é estimular a população a economizar.
 
Publicado em 21 de agosto de 2015
Parque Serra da Capiavara, no Piauí, teve de demitir funcionários e pode perder status de Patrimônio da Humanidade
 
Publicado em 21 de agosto de 2015
O objetivo final dos orgânicos é a saúde da população, mas também a manutenção do equilíbrio do planeta.
 
Publicado em 21 de agosto de 2015
Escolas Comestíveis, que surgiu na Califórnia e se espalhou pelo mundo, envolve alunos no plantio e preparo de alimentos.
 
Publicado em 20 de agosto de 2015
O objetivo da comissão é investigar denúncias de roubo de bicicletas e revenda de peças, além de criar mecanismos para melhorar a situação do ciclista na cidade.
 
Publicado em 20 de agosto de 2015
Via EcoD Onde vai dar esse consumismo descontrolado no qual vivemos? Não precisa de muitos estudos (apesar de eles existirem) para saber que não é em coisa boa. Diariamente e em escala global nós degradamos o planeta, acabamos com os recursos naturais, exploramos mão de obra de países pobres, colocamos pessoas inocentes em risco, geramos milhões de toneladas de lixo (que degrada ainda mais o planeta) e alimentamos uma ideia de que a coisa mais importante das nossas vidas é comprar. A solução para esse ciclo auto-destrutivo é complexa, mas já existem saídas sendo desbravadas. Uma delas é a do Lowsumerism,
 
Publicado em 20 de agosto de 2015
Uma organização se propôs a implementar uma tecnologia capaz de permitir que usuários de carros elétricos não precisem parar para abastecer os veículos.
 
Publicado em 19 de agosto de 2015
O projeto se chama Sunroof.
 
Publicado em 19 de agosto de 2015
A conquista é fruto da mobilização de diversas entidades, coletivos e cidadãos, que lutam para retomar o espaço antes dominado por veículos.
 
Publicado em 19 de agosto de 2015
Além da mostra de filmes, cinema itinerante também oferece oficinas de sustentabilidade para crianças e adolescentes.
 
Publicado em 18 de agosto de 2015
37 organizações possuem emissões diretas (Escopo 1) entre 9 e 100 mil tCO2e (28%) e 24 organizações com emissões diretas acima de 100 mil tCO2e (18%)
 
Publicado em 18 de agosto de 2015
Jack Johnson atua como Embaixador da Boa Vontade do Pnuma desde o último 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
 
Publicado em 17 de agosto de 2015
Parceria entre os governos visa investir cerca de 11 milhões de euros (R$ 42,9 milhões).
 
Publicado em 17 de agosto de 2015
Entre agosto de 2013 e julho de 2014, desmatamento teve queda de 15%, o equivalente a 5.891 km².
 
Publicado em 17 de agosto de 2015
Um dos projetos do atual governo dinamarquês é a transição para um modelo de agricultura totalmente sustentável.
 
Publicado em 17 de agosto de 2015
São pequenos gestos que mostram como valorizamos o meio ambiente.